Página inicial / Notícias / Folclore Brasileiro: Biblioteca Municipal realiza exposição com obras da cultura popular

Folclore Brasileiro: Biblioteca Municipal realiza exposição com obras da cultura popular

Exposição marca as comemorações do Dia do Folclore na cidade; Visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17h45.

A Biblioteca Municipal de Marília expõe, até o dia 30 de agosto, obras literárias do Folclore Brasileiro. A ação marca as comemorações do Dia do Folclore na cidade.

Intitulada “Cultura Popular: O Folclore Nosso de Cada Dia”, a exposição é aberta ao público e conta com dezenas de exemplares. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45 e todo primeiro ou segundo sábado de cada mês, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Para mais informações, basta entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (14) 3454-7434 ou pessoalmente, na Rua São Luiz, 1295.

O Dia do Folclore

Dia do Folclore é celebrado internacionalmente, inclusive no Brasil, nesta quinta-feira, dia 22 de agosto. A data foi escolhida porque, neste mesmo dia no ano de 1846, a palavra “folklore”, em inglês, foi inventada.

O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

A data foi criada, portando, com o objetivo de garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro e também incentivar os estudos na área.

Nas comemorações, costuma-se relembrar os elementos mais importantes da cultura popular brasileira, tais como as danças, os ritmos, as festas e os personagens que compõem o folclore brasileiro.

Fonte: Solutudo | A cidade em detalhes

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *