Página inicial / Notícias / Filmes e séries impulsionam venda de livros em Jundiaí

Filmes e séries impulsionam venda de livros em Jundiaí

Texto por Vinicius Scarton

Filmes e séries estão impulsionando o mercado editorial neste período de férias. De acordo com o gerente de uma livraria em um shopping de Jundiaí, Fernando Teles, os campeões de vendas neste momento são títulos conhecidos na Netflix, como “Bird Box” e “Para todos os garotos que já amei”. Segundo ele, o momento é bastante positivo para o segmento. “O mês de janeiro de 2019 já contabilizou um crescimento de 8%, comparado ao mesmo período do ano passado”, destaca.

Teles ressalta que o mês está sendo caracterizado pela enorme presença de crianças e jovens na livraria. “Isso é bem bacana, pois a faixa de idade de 13 a 20 anos continua lendo muito, preservando a vida do livro físico”, enfatiza. Ele afirma que o mercado está agitado para o público juvenil. “Muitas pessoas estão buscando diversos livros, entre eles ‘O diário de um banana’ e ‘O diário perdido de Gravity Falls”, elenca.

Entre os adultos, o gerente da livraria afirma que a biografia de Michelle Obama é uma das mais procuradas neste momento. Quanto ao valor médio, Teles destaca que de R$ 30 a R$ 40 é possível adquirir um excelente livro. “Por aqui temos uma enorme variedade para todos os gostos, públicos e bolsos”, confirma.

PASSEIO
A dentista Simone Bruno Casagrande, 46 anos, aproveitou a tarde de terça-feira (22) ao lado dos filhos Daniel, de 10 anos e Michel, de 7 anos, na livraria do shopping. “Neste período de férias, quando estou com as crianças, faço questão de visitar livrarias, pois meus filhos adoram esse ambiente”, afirma. Simone explica que o filho mais novo, Michel, teve a oportunidade de ler alguns livros infantis no mês de janeiro. “Ele também leu um livro sobre a pré-história e o Daniel optou por livros mais interativos e sobre jogos”, comenta.

A educadora física, Penha Solange Favarin de Jesus, 47 anos, que também estava na livraria ontem para adquirir novos títulos, ressalta que o mundo da leitura faz parte da sua vida. “Esse hábito possibilita uma viagem pela imaginação, tanto pela ficção quanto pela fantasia”, descreve. Atualmente Penha está lendo “Qual é a tua obra?”, de Mário Sergio Cortella e “Ansiedade”, de Augusto Cury. “São obras que falam sobre a vida, como tratar o semelhante e também de autoajuda”, explica.

A professora Mariana Villas Boas Borges, 25 anos, também visitou a livraria para comprar uma nova obra. Ela afirmou que no período de férias teve a oportunidade de ler um livro. “Aproveitei para ler a obra de Fred Elboni, “Notas de Liberdade” e depois de assistir o filme “Bird Box” tenho a intenção de comprar o livro”, diz.

BIBLIOTECA
Diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura de Jundiaí, Camila Fernandes de Freitas Rosalem explica que a média de livros emprestados nesta época do ano na Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot, localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396, no Complexo Argos, no Centro de Jundiaí, é um pouco abaixo da média mensal do ano, em virtude das férias. “No entanto, através do Programa de Férias voltado para crianças, jovens e adultos, incentivamos a prática da leitura, como um momento de lazer”, explica.

Em janeiro de 2018 foram contabilizados 3.619 empréstimos. “Já neste mês que ainda está em vigência foram 2.945 empréstimos. Esperamos igualar a marca do ano passado e, quem sabe, superar”, diz. Sobre os livros mais procurados neste momento, Camila informa que as pessoas optam no início de cada ano por títulos preparatórios para concursos públicos, além de literatura brasileira e estrangeira.

Para ficar sócio da biblioteca municipal é fácil, rápido e gratuito. “Basta comparecer em nosso endereço de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas e também aos sábados, das 9 às 13 horas e apresentar um documento original com foto, informar o endereço residencial, e-mail e telefone para contato”, detalha. Com todo o processo concluído, a pessoa pode emprestar até 4 livros, com permanência de 15 dias, com renovação para mais 15 dias.

Para fechar a Programação de Férias, neste sábado (26), às 12 horas, a biblioteca municipal realizará o 3º Torneio de Literatura Fantástica, com a temática Harry Potter. “O evento gratuito é direcionado para os seus fãs, a partir de 14 anos. Para participar bastar se inscrever pelo site: biblioteca.jundiai.sp.gov.br”.

Fonte: JJ

Sobre admin

Check Also

Leitura de ficção literária estimula a empatia em crianças

NEWS  Ler para os filhos permite que tanto adultos como crianças vivenciem situações inéditas Pesquisadores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *