Antes do primeiro ano da educação básica, frequentando ou não a educação infantil, a começar nas famílias, as crianças já deveriam ter contato com bons livros.
Os mais prejudicados são os que vivem nas ruas, abandonados. Numa calçada, em pleno movimento urbano, presenciei dois meninos folheando um livro achado no lixo. Olhavam as ilustrações, com ansiedade e expectativa de decifrarem a mensagem… Tinham sede de saber. Um bom livro motiva o desejo de ler. Na sala de aula, além dos livros didáticos, indicados para a turma, o cantinho da leitura com fichas de leitura e livros variados contribuirá no desenvolvimento das atividades curriculares.
Sempre amei os livros. Quando criança, os poucos que conseguia eram lidos e relidos, bem como as revistinhas infantis e uma bíblia sagrada que tínhamos em casa. Minha mãe nos reunia, de noite, para nos falar sobre a importância da leitura na escola e na vida. Lia para nós, com entusiasmo. E nos orientava a conservar os livros. Tínhamos um espaço, no quarto, para guardá-los. Fiz o mesmo com meus filhos; hoje eles são leitores inveterados.
Enfim, embora as diversas tecnologias me atraiam persisto apegada aos bons livros impressos. Na verdade, se conhecer o mundo implica compreender as artimanhas que nos envolvem, “não se poderia esquecer da importância de uma biblioteca escolar, bem equipada, de portas abertas à clientela escolar, em pleno funcionamento. Nesse contexto que a formação e o aproveitamento dos bibliotecários mereçam atenção especial; um compromisso com a sociedade que tem pressa” …
Fonte: ND Mais