Página inicial / Notícias / Faltam bibliotecas escolares

Faltam bibliotecas escolares

Faltam bibliotecas. A come­çar nas escolas públicas, da infantil à básica, faltam bi­bliotecas com infraestrutura e recursos humanos habilitados . “Bibliotecas em pleno funciona­mento”, com acervo em revisão constante; não um espaço fecha­do a sete chaves, com algumas cadeiras e livros empoeirados, amontoados nas prateleiras. As bibliotecas escolares são alicerces na construção do conhecimento; referência para o enriquecimento do currículo escolar.

Antes do primeiro ano da edu­cação básica, frequentando ou não a educação infantil, a começar nas famílias, as crianças já deveriam ter contato com bons livros.

Os mais prejudicados são os que vivem nas ruas, abandona­dos. Numa calçada, em pleno mo­vimento urbano, presenciei dois meninos folheando um livro acha­do no lixo. Olhavam as ilustra­ções, com ansiedade e expectativa de decifrarem a mensagem… Ti­nham sede de saber. Um bom livro motiva o desejo de ler. Na sala de aula, além dos livros didáticos, in­dicados para a turma, o cantinho da leitura com fichas de leitura e livros variados contribuirá no de­senvolvimento das atividades cur­riculares.

Sempre amei os livros. Quando criança, os poucos que conseguia eram lidos e relidos, bem como as revistinhas infantis e uma bíblia sagrada que tínhamos em casa. Minha mãe nos reunia, de noite, para nos falar sobre a importância da leitura na escola e na vida. Lia para nós, com entusiasmo. E nos orientava a conservar os livros. Tínhamos um espaço, no quarto, para guardá-los. Fiz o mesmo com meus filhos; hoje eles são leitores inveterados.

Enfim, embora as diversas tec­nologias me atraiam persisto ape­gada aos bons livros impressos. Na verdade, se conhecer o mundo implica compreender as artima­nhas que nos envolvem, “não se poderia esquecer da importân­cia de uma biblioteca escolar, bem equipada, de portas abertas à clientela escolar, em pleno fun­cionamento. Nesse contexto que a formação e o aproveitamento dos bibliotecários mereçam atenção especial; um compromisso com a sociedade que tem pressa” …

Fonte: ND Mais

Sobre admin

Check Also

Seminário “Retratos da Leitura” Bibliotecas Escolares Bibliotecas na escola fazem diferença na aprendizagem dos alunos?

Texto por Luciane de Queiroz Modesto Mietto, Conselheira CRB-8 Com essa pergunta, esse problema a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *