Página inicial / Notícias / Evento comemora 80 anos da Biblioteca do IBGE

Evento comemora 80 anos da Biblioteca do IBGE

Editoria: IBGE | Maria Heloisa Azevedo (estagiária), sob supervisão de Adriana Saraiva

27/08/2019 11h20 | Atualizado em 27/08/2019 14h40

Com um acervo de 80 mil documentos, a Biblioteca do IBGE é pioneira na automação no país – Acervo IBGE

Em comemoração aos 80 anos da Biblioteca do IBGE, será realizado, nesta sexta-feira (30/08), às 14 horas, o VIII Painel Memória IBGE: Bibliotecas do IBGE, no auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), no Maracanã (RJ). A Biblioteca pode ser acessada aqui.

Segundo a gerente do setor, Cláudia Prado, o evento percorrerá oito décadas de história e promoverá o debate sobre os serviços prestados pela Rede de Bibliotecas do IBGE à população, que está presente em todos os estados. “A biblioteca passou por grandes transformações desde a fusão da biblioteca do Conselho Nacional de Estatística com a do Conselho Nacional de Geografia até o processo de digitalização do seu acervo”, explica.

O historiador do IBGE, Leandro Malavota, ressalta que o setor é pioneiro na automação de acervos no país e vem se modernizando para atender e facilitar as demandas de usuários internos – funcionários e servidores – e da população. “É possível encontrar praticamente todo nosso material no portal do IBGE. Por exemplo, nós temos digitalizado o primeiro Censo de 1870. Trinta anos atrás todos os interessados em pesquisar esse material tinham que vir aqui. Hoje isso não é mais preciso”, afirma.

As consultas ao acervo no portal do IBGE na internet contabilizam mais de um milhão de acessos por ano. Mesmo assim, segundo Cláudia, a informatização de acervos físicos não reduziu a importância da biblioteca e o trabalho do bibliotecário.

Leandro concorda que o bibliotecário foi indispensável nesses 80 anos de história. “A informação só pode ser acessada pelo usuário uma vez que ela é sistematizada e organizada. Quem faz isso é o bibliotecário. Ele é um profissional da informação extremamente importante”, destaca.

O professor de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Saldanha, que participará do Painel, também é usuário da biblioteca. “Impressiona muito o tamanho da rede de bibliotecas do Instituto. Sua relevância histórico-cultural e a adaptação tecnológica aproximam-na das melhores bibliotecas universitárias do país”, ressalta.

Durante o evento, será lançado o livro Bibliotecas do IBGE: 80 anos de Disseminação e Democratização de Informações sobre o Brasil, 25º volume da Série Memória Institucional.

“O Painel é uma oportunidade para o reconhecimento e a valorização do trabalho desempenhado por todos servidores e funcionários que fizeram parte destes 80 anos de história”, conclui Leandro.

Fonte: Agência IBGE Notícias

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *