Página inicial / Notícias / “Espaço em Obra” é destaque do Clube de Leitura da Casa Amarela

“Espaço em Obra” é destaque do Clube de Leitura da Casa Amarela

Livro do professor da USP Guilherme Wisnik será debatido a partir deste sábado, em São Paulo

Espaço em Obra, de Guilherme Wisnik e Julio Mariutti, será tema de debate no Clube de Leitura da Casa Amarela – Foto: Reprodução

Os desafios do urbanismo e as relações entre arte e arquitetura serão discutidos a partir deste sábado, dia 16, no Clube de Leitura, evento promovido pela Casa Amarela da Vila Romana, em São Paulo. Nele, o destaque será o livro Espaço em Obra (Edições Sesc), do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP Guilherme Wisnik – colunista da Rádio USP – e do designer Julio Mariutti. A entrada é grátis.

Serão realizadas duas leituras de artigos presentes no livro, uma neste sábado, dia 16, e outra no dia 13 de abril, sempre às 16 horas. Com mediação da professora Cibele Lopresti Costa, doutora em Literatura Portuguesa pela USP e idealizadora do evento, o Clube de Leitura terá a participação do sociólogo Leonardo Mello e Silva, professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e da pesquisadora Ros Mari Zenha, mestre em Geografia Urbana pela USP e pesquisadora do Centro de Tecnologia do Ambiente Construído do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

Cartaz do evento, clique para ampliar

Originalmente publicados entre 2012 e 2016 na revista Bamboo, os 42 artigos escritos por Guilherme Wisnik ganharam concepção visual do designer gráfico Julio Mariutti, parceiros também no periódico. No livro, eles retomam o diálogo semiótico entre texto e imagem da revista e ainda acrescentam cinco artigos inéditos. Segundo Wisnik, é muito mais do que uma coletânea de artigos. “Trata-se de uma particular conversa entre as formas ensaística e gráfica. Formas e conteúdos em diálogo. Ambos têm, aqui, um caráter autoral”, escreve na apresentação da obra.

Espaço em Obra discute a convergência entre arquitetura, cidade e arte no mundo, com ênfase no contexto latino-americano, mostrando o que há de essencial na arquitetura: promover espaços privilegiados de acolhimento ao público a partir de novas possibilidades construtivas. A partir de perfis analíticos de cidades, artistas, arquitetos e estúdios do Brasil e do mundo, Wisnik e Mariutti discutem questões atuais da arquitetura e alternativas urbanísticas sustentáveis. Há, por exemplo, reflexões sobre Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica, Herzog & De Meuron e sobre o Plano Diretor Estratégico de São Paulo.

O título Espaço em Obra é baseado no livro O Espaço Moderno, de Alberto Tassinari, e, segundo Wisnik, uma expressão que denota um ambiente em permanente estado de construção, como um canteiro de obras arquitetônico. “Contestando a recorrente valoração negativa do espaço moderno – a destruição do naturalismo ilusionista –, Tassinari desenvolveu um conceito positivo, que denomina de ‘espaço em obra’”, escreve Wisnik. Ele completa: “Pareceu-me inspirador para o espaço de uma coluna crítica e para sua tradução em livro, com autoria compartilhada. Um lugar de disponibilidade, que deseja estimular o surgimento de outras obras”.

O Clube de Leitura da Casa Amarela, que apresentará o livro Espaço em Obra, de Guilherme Wisnik e Julio Mariutti, acontecerá neste sábado, dia 16, e no dia 13 de abril, sempre às 16 horas, na Casa Amarela (Rua Camilo, 955, Vila Romana, em São Paulo). Entrada grátis.  

Fonte: Jornal da USP

Sobre admin

Check Also

Faculdade de Direito restaura obra rara do século 17

Projeto de restauração e pesquisa histórica recuperou a “Opera Omnia” de Duns Escoto, datada de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *