Página inicial / Notícias / Equipa do Porto cria plataforma para facilitar acesso a repositórios científicos

Equipa do Porto cria plataforma para facilitar acesso a repositórios científicos

“Os repositórios estão cheios de milhares de teses, de artigos e inúmeras oportunidades de temas e assuntos, que muitas vezes são de difícil acesso e navegação por parte de público não especialista”, contou, em entrevista à Lusa, Sérgio Nunes, antigo professor da Universidade do Porto e o responsável pelo projeto.

A plataforma, denominada ASN – Algorithmic Science News, foi um dos seis projetos financiados pela Google no âmbito do fundo de inovação Digital News Initiative, que teve como propósito “estimular a inovação no jornalismo digital”.

De acordo com o investigador, a plataforma, “totalmente direcionada para os jornalistas”, permite, ao identificar temas, especialistas e assuntos, auxiliar “na elaboração e produção noticiosa”.

“Além da identificação de temas, o ‘site’ também permite selecionar frases, rescrevê-las, identificar as palavras-chave de um artigo, ver sumários do artigo e criar um bloco de notas onde esses excertos e blocos de texto vão sendo reunidos”, esclareceu.

O protótipo, que teve como suporte os artigos do repositório da Universidade do Porto sobre saúde, contou com a participação de investigadores das áreas de Ciências, Engenharias, Artes e Comunicação.

“O repositório da Universidade do Porto é bastante alargado, por isso é que recorremos à área da saúde, por ter também outros recursos que nos ajudaram a consolidar a ideia. No fundo, o objetivo do projeto passa por reduzir o tempo associado ao processo de produção de notícias e da investigação associada a este e outros tópicos”, frisou.

Segundo Sérgio Nunes, a equipa pretende agora continuar a “explorar esta linha de investigação” e perceber qual a recetividade e utilidade da ferramenta nas redações e junto dos jornalistas.

“O protótipo foi lançado. Agora, o desafio prende-se com a oportunidade que nos dará a possibilidade de continuar a trabalhar nesta temática, levando mais além o protótipo e eventualmente explorá-lo em contextos reais”, acrescentou.

Fonte: Jornal de Notícias

Sobre admin

Check Also

Seminário “Retratos da Leitura” Bibliotecas Escolares Bibliotecas na escola fazem diferença na aprendizagem dos alunos?

Texto por Luciane de Queiroz Modesto Mietto, Conselheira CRB-8 Com essa pergunta, esse problema a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *