Página inicial / Notícias / Encontro promove qualificação de portais de periódicos de acesso aberto

Encontro promove qualificação de portais de periódicos de acesso aberto

Palestrante está a frente do publico no auditório e ocupa a parte esquerda do quadro. à direita está o telão iluminado com um slide da palestra
Palestrante fala sobre a AmeliCA: indexação de periódicos representando a América Latina

Editores científicos, bibliotecários e assistentes editoriais de todo o Brasil participaram do “II Encontro Nacional de Portais de Periódicos (Enapp)”, organizado pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC). O evento foi nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade, e garantiu a troca de experiências e qualificação para os profissionais que atuam em periódicos emergentes de acesso aberto, em sua maior parte ligados a instituições de ensino públicas ou privadas.

O tema escolhido foi: “Da visibilidade científica e acadêmica ao processo de indexação em Portais de Periódicos Científicos: como estão os nossos rankings? ”. Os profissionais discutiram a efetivação da Rede Nacional de Portais de Periódicos “Tulipa”. Segundo mapeamento, há 115 portais ativos. “Nosso objetivo foi fornecer consultoria para que os periódicos emergentes tenham a qualidade editorial necessária e subam nos rankings, ganhando mais visibilidade”, afirmou o gestor do PPEC, Gildenir Carolino dos Santos.

Gildenir está em frente ao cartaz do II Enapp
O gestor do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp, Gildenir dos Santos

Foram convidados representantes de indexadores internacionais de acesso aberto, conversando sobre a possibilidade de indexar um conjunto de periódicos da América Latina, como é o caso do AmeliCA (Argentina). Também foram convidados especialistas do Directory Open Access Journals (DOAJ) e da base de dados RedALyC. “Hoje se fala do Plano S, para o desenvolvimento da ciência aberta. Com o acesso aberto aos periódicos científicos o conhecimento fica disponível e não restrito, como ocorre com as grandes editoras”, destacou Gildenir.

Fonte: PORTAL DA UNICAMP

Sobre admin

Check Also

Seminário “Retratos da Leitura” Bibliotecas Escolares Bibliotecas na escola fazem diferença na aprendizagem dos alunos?

Texto por Luciane de Queiroz Modesto Mietto, Conselheira CRB-8 Com essa pergunta, esse problema a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *