Página inicial / Notícias / Encontro promove qualificação de portais de periódicos de acesso aberto

Encontro promove qualificação de portais de periódicos de acesso aberto

Palestrante está a frente do publico no auditório e ocupa a parte esquerda do quadro. à direita está o telão iluminado com um slide da palestra
Palestrante fala sobre a AmeliCA: indexação de periódicos representando a América Latina

Editores científicos, bibliotecários e assistentes editoriais de todo o Brasil participaram do “II Encontro Nacional de Portais de Periódicos (Enapp)”, organizado pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC). O evento foi nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade, e garantiu a troca de experiências e qualificação para os profissionais que atuam em periódicos emergentes de acesso aberto, em sua maior parte ligados a instituições de ensino públicas ou privadas.

O tema escolhido foi: “Da visibilidade científica e acadêmica ao processo de indexação em Portais de Periódicos Científicos: como estão os nossos rankings? ”. Os profissionais discutiram a efetivação da Rede Nacional de Portais de Periódicos “Tulipa”. Segundo mapeamento, há 115 portais ativos. “Nosso objetivo foi fornecer consultoria para que os periódicos emergentes tenham a qualidade editorial necessária e subam nos rankings, ganhando mais visibilidade”, afirmou o gestor do PPEC, Gildenir Carolino dos Santos.

Gildenir está em frente ao cartaz do II Enapp
O gestor do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp, Gildenir dos Santos

Foram convidados representantes de indexadores internacionais de acesso aberto, conversando sobre a possibilidade de indexar um conjunto de periódicos da América Latina, como é o caso do AmeliCA (Argentina). Também foram convidados especialistas do Directory Open Access Journals (DOAJ) e da base de dados RedALyC. “Hoje se fala do Plano S, para o desenvolvimento da ciência aberta. Com o acesso aberto aos periódicos científicos o conhecimento fica disponível e não restrito, como ocorre com as grandes editoras”, destacou Gildenir.

Fonte: PORTAL DA UNICAMP

Sobre admin

Check Also

Buscadores e a responsabilidade pela indexação de conteúdo disponível em outras fontes

Publicado por Jus Legal Estava agendado para o dia 04.12.2019 o julgamento no STF do Recurso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *