Página inicial / Notícias / Encontro de Bibliotecários do Circuito de Bibliotecas Escolares

Encontro de Bibliotecários do Circuito de Bibliotecas Escolares

Texto da Comissão Temporária de Biblioteca Escolar

Na manhã do dia 20 de agosto de 2019 um grupo de 20 bibliotecários da área educacional da cidade de São Paulo e arredores reuniram-se no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. O intuito foi a criação do Circuito de Bibliotecas Escolares promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região, por meio de sua Comissão de Bibliotecas Escolares.

O principal objetivo proposto pela Comissão de Bibliotecas Escolares foi o fortalecimento dos vínculos entre bibliotecários que atuam na área educacional e a troca de experiências. A reflexão sobre o papel da biblioteca escolar perante os desafios atuais das propostas para a educação no país, cuja cadeia devemos fazer parte foi também colocada desde o início. Os professores universitários da Comissão de Bibliotecas Escolares do CRB-8 destacaram em suas falas que as instituições que representam (UNIFAI e FESPSP) encontram- se à disposição para a organização desse grupo de bibliotecários escolares que hoje pode começar pequeno, mas que com o passar dos encontros possa ir se ampliando para atingir a dimensão da importância que essa discussão merece dentro do cenário nacional.

Foi apresentado também os benefícios da criação deste Circuito como: intercâmbio profissional, educação continuada, networking, criação de grupos de prática, aprimoramento de programas e serviços, ação colaborativa entre diretores, coordenadores, professores e bibliotecários como estratégia para agregar valor aos processos educativos.

Todos os bibliotecários participantes se apresentaram, falaram dos trabalhos que desenvolvem em suas instituições, transformações realizadas no espaço escolar com bibliotecas que hoje participam ativamente do ensino-aprendizagem, pontuaram algumas trajetórias e dificuldades; outros levantaram a falta de profissionais da área e os acervos ricos porém fechados das escolas públicas do estado, também questionaram sobre a legislação das bibliotecas nas instituições de ensino público técnico e o papel do conselho na questão das bibliotecas geridas em rede e houve ainda os que solicitaram apoio para capacitação profissional, educação continuada e organização dos acervos de bibliotecas em todo o Brasil.

A maioria destacou o papel de suma importância desse encontro para o fortalecimento e troca de experiências com vistas no empoderamento do fazer, das competências e o do papel social do profissional da informação, ou seja, do bibliotecário.

Foi distribuído a todos presentes uma autorização para inscrição de sua escola e biblioteca para ser “anfitriã” do próximo encontro recebendo assim, profissionais da área, estudantes e interessados na troca de experiências, conforme agenda de visitas a ser divulgada pelo CRB-8.

Sobre admin

Check Also

Biblioteca de São Paulo está na região de novo tombamento da capital paulista

POR SPLEITURAS A Biblioteca de São Paulo está na região de novo tombamento na capital paulista. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *