Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Públicas / Edusp contribui para enriquecer acervo de bibliotecas públicas

Edusp contribui para enriquecer acervo de bibliotecas públicas

Uma parceria com bibliotecas públicas estabelece doações regulares de títulos da editora

Por Erika Yamamoto

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga, Roberto Bragagnolo (centro), esteve presente na Biblioteca Chico Mestre, acompanhando a bibliotecária Tábita e o bibliotecário da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Girlei Lima, na entrega das obras – Foto: Divulgação

Com o objetivo de apoiar a atualização dos acervos das bibliotecas e incentivar a leitura, a Reitoria desenvolveu uma parceria entre a Editora da USP (Edusp) e as bibliotecas públicas municipais das cidades que abrigam campi da Universidade, estabelecendo doações regulares de títulos da editora.

Os primeiros lotes de livros já estão sendo entregues e, a partir de agora, as bibliotecas selecionadas poderão escolher e solicitar as obras que estejam alinhadas com os interesses da comunidade. Dessa forma, espera-se que os livros possam ser disponibilizados mais rapidamente a potenciais leitores.

Para a diretora da Edusp, Valeria de Marco, “a iniciativa, além de contribuir para atualizar as coleções das bibliotecas municipais – que têm grande dificuldade para manter uma política de formação de acervo –, também é uma forma de divulgar a produção da Edusp e ampliar as possibilidades de interação entre a Universidade, as bibliotecas públicas e os cidadãos desses municípios”.

Uma das bibliotecas contempladas foi a Biblioteca Municipal de Pirassununga Chico Mestre, que recebeu, no dia 1º de fevereiro, um lote com 73 obras da Edusp. O secretário municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga, Roberto Bragagnolo, esteve presente na biblioteca, acompanhando a bibliotecária Tábita e o bibliotecário da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Girlei Lima, para receber a doação das obras.

Outra importante vantagem da iniciativa é o fortalecimento das relações entre os profissionais das bibliotecas públicas municipais e os das bibliotecas universitárias, já que estes últimos ajudam na escolha e requisição dos títulos e na logística da entrega dos livros.

Além da Biblioteca Chico Mestre, outras bibliotecas contempladas com a iniciativa são a Biblioteca Rodrigues de Abreu (em Bauru), a Biblioteca Sérvulo Gonçalves (em Lorena), Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (Piracicaba), Biblioteca Guilherme de Almeida (Ribeirão Preto), Biblioteca Amadeu Amaral (São Carlos) e a Biblioteca Costa Norte (São Sebastião).

Fonte: Jornal da USP

Sobre admin

Check Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *