Página inicial / Notícias / EDUCAÇÃO: UAB MARABÁ FAZ ENQUETE SOBRE DEMANDA PARA GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

EDUCAÇÃO: UAB MARABÁ FAZ ENQUETE SOBRE DEMANDA PARA GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

O polo local da UAB (Universidade Aberta do Brasil) lançou nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, uma enquete em sua fanpage no Facebook (Polo UAB Marabá) para mensurar a quantidade de interessados em cursar graduação em Biblioteconomia, um curso que não é ofertado em nenhuma universidade ou faculdade local.

Segundo a coordenação local da UAB, o curso está aprovado na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação, para o financiamento via UAB. A enquete é para mostrar à UFPA que Marabá e região têm grande demanda por esse curso. Com os dados da enquete em mãos, será mais fácil defender a oferta no Polo de Marabá. “Há outros polos do Estado que também vão se candidatar para receber o curso, mas o número de vagas e turmas será restrito”, observa Ademar Filho, coordenador da UAB.

Em Marabá há dezenas de bibliotecas, salas de leitura nas escolas, mas apenas dois profissionais formados em Biblioteconomia, os quais atuam na Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

SOBRE O CURSO

Quando se fala em Biblioteconomia, a primeira ideia que nos vem à mente diz respeito ao acesso aos livros numa biblioteca. De fato, essa é uma das principais atividades da área. Agora, você já pensou nas pesquisas que você faz pela internet? Nos arquivos que compõem o acervo que conta a história da sua cidade? E os documentos de um banco? Pois bem, a Biblioteconomia vai além das bibliotecas públicas e escolares. Ela trabalha com todo tipo de informação, e os seus profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de geração, disseminação, recuperação, gerenciamento, conservação e utilização da informação. E, por isso, o bibliotecário precisa de uma formação abrangente, que lhe permita atuar criticamente e com qualidade intelectual em qualquer tipo de unidade de informação.

AGORA É LEI

A Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, obriga a instalação de uma biblioteca com, pelo menos, um livro por aluno em todas as instituições de ensino do país até 2020. Só por esse aspecto, é possível dizer que o mercado de trabalho oferece ótimas oportunidades, já que há uma enorme demanda por profissionais, estimada em mais de 150 mil bibliotecários.

Vote você também clicando no link a seguir: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=411118856005438&id=278682919249033

Fonte: Prefeitura de Marabá

Sobre admin

Check Also

Biblioteca Nacional recebe livros raros apreendidos

Clique na imagem para assistir o vídeo O lote de livros raros foi enviado pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *