Página inicial / Notícias / Dicas para incentivar as crianças a ler durante as férias

Dicas para incentivar as crianças a ler durante as férias

As férias são realmente importantes para descansar e brincar depois de um ano escolar intenso, mas isso não significa que as crianças tenham de se afastar completamente de tudo aquilo que envolva aprendizagem. Neste caso, concordamos com os pedagogos, psicopedagogos e educadores em geral, que este deve ser um processo contínuo.

Como bibliotecário sei que as bibliotecas públicas municipais (poderiam e deveriam) organizar nesta época diversas atividades e oficinas que envolvem os livros e a leitura, pelo que pode ser uma boa opção para estimular na criança o hábito da leitura como fonte de aprendizagem e de lazer. Podem, por exemplo, realizar clubes de leituras, hora do conto – sendo viabilizadas por meio de parcerias com editoras, autores locais ou buscar voluntários e participantes de associações de moradores ou que tenham interesse em compartilhar histórias.

Como isto não é uma realidade no cenário amazonense, fica a minha dica a vocês para que possam explorar o potencial criativo e encontrar inciativas variadas sem gastar muito dinheiro e fazendo em casa mesmo, considerando que nesta época do ano estamos no inverno amazônico com muitas chuvas que podem acabar estragando passeios ao ar livre. Há possibilidades além do vídeo-game, do computador e da tela do celular ou tablet, sim!

Durante o período de férias pode encontrar um momento de estimular aprender coisas novas de forma muito divertido e prazerosa. Há muitos livros de atividades no mercado e que não só ensinam uma coisa ou outra mas também entretêm, envolvendo a criança em algo construtivo nos momentos de lazer.

Para crianças que já dominam bem a leitura, histórias de aventuras ajudarão a transportá-las para outros mundos e a envolvê-las, estimulando-lhes o lúdico e a imaginação, o que é igualmente um bom exercício mental.

Eu particularmente gosto bastante de indicar livros mais práticos, principalmente quando dá pra reunir vizinhos, primos ou um grupo de criança. Neste caso uma boa opção é apresentar-lhes livros sobre invenções, viagens ou história e ciência. Normalmente dá até pra promover uma gincana ou fazer experiências.

A seguir, deixo sugestões de livros, de modo ilustrativo e não exaustivo e recomendações das editoras que publicam materiais deste tipo e que eu gosto bastante.

Sugestões de livros

O Pequeno Príncipe: Jogos, Atividades e Trechos de Fábula, Editora Coquetel
Onde Estão… os Dinossauros? , Editora Girassol.

Editoras com livros interativos

Existem muitas opções, isto varia de acordo com o perfil do seu pupilo. As 3 melhores editoras que possuem livros publicados estão abaixo. Como não são brasileiras a melhor forma é adquirir pelos sites das livrarias nacionais, que inclusive já estarão em língua portuguesa brasileira:

Editoras de livros de literatura – Clique em cima e acesse os catálogos de literatura infantil

Lembrem-se:

Ler nunca deve ser um castigo. A intenção é manter os pupilos ativos, mas também deixá-lo descansar e divertir-se. Ou seja, a rotina de leitura não deve ser imposta, mas proposta de forma leve e não rígida, permitindo fluir como uma feliz opção e não uma obrigação. Ler, brincar e se movimentar são atividades essenciais para o desenvolvimento das habilidades das crianças.

Fonte: THIAGOTECA

Sobre admin

Check Also

Procon-SP orienta consumidor sobre compras em sebos

Nota fiscal deve ser exigida sempre; para efetuar reclamação de vícios aparentes e de fácil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *