Página inicial / Notícias / Dia do livro: Conheça leitores que adaptaram sua leitura as novas plataformas

Dia do livro: Conheça leitores que adaptaram sua leitura as novas plataformas

Comodidade e interatividade chamam a atenção dos novos leitores

Leitores se adaptaram as novas plataformas (Foto: Amanda Rocha – A Cidade ON)

O brasileiro está cada vez mais conectado. Somos o terceiro país que mais passa o tempo na internet. São mais de nove horas, todos os dias. Com tantos dispositivos na palma da mão, muitos leitores têm encontraram um formato de leitura diferente, mas com o mesmo conteúdo.

Seja pela comodidade ou pelo preço, os livros digitais estão ganhando cada vez mais adeptos, como é o caso da jornalista Paula dos Santos. Ela utiliza o kindle, uma espécie de tablet, que permite aos usuários comprar, baixar, e ler livros e outras mídias digitais.

“Não é todo livro que a gente consegue levar na bolsa. O Kindle é muito fininho e levinho, fica na bolsa sempre e levo ele para todos os lugares. Assim, se eu vou ao banco, a uma consulta ou a qualquer outro lugar que eu tenha que esperar, consigo ler um pouco”, acredita.

Nas contas da jornalista, já são oitos livros lidos no dispositivo e a meta é chegar aos 25 neste ano.

Mas Paula não está sozinha. A pedagoga Juliana Neves também utiliza o dispositivo. Ela já leu mais de 20 livros na plataforma. Para ela, a interatividade é o que mais lhe chama a atenção.

“Uma das coisas que mais gosto é a possibilidade de você ler o texto e ir fazendo sua nota, o que em um livro comum você teria que colar um postit ou escrever a lápis. Depois você consegue visualizar todas as suas notas, encontrar a nota que você quer e tem ainda o dicionário e o tradutor”.

Para Uiliam Moraes Folsta, coordenador do curso de pedagogia da universidade de Araraquara, o uso dos livros digitais é uma tendência.

“A tendência é que haja uma migração maciça do livro impresso para o livro eletrônico, talvez pela facilidade de acesso e barateamento do custo”, acredita Uiliam, que destaca ainda a importância de incentivar a leitura, seja nos livros físicos ou nas plataformas digitais.

Fonte: https://www.acidadeon.com

Sobre admin

Check Also

Bate-Papo FGV | Desafios e dificuldades na cultura e no mercado editorial no país, Marieta de Moraes

Clique na imagem para assistir o vídeo A cultura perdeu o protagonismo no Brasil no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *