Página inicial / Biblioteconomia / DIA DO BIBLIOTECÁRIO: SETE NOMES IMPORTANTES NA BIBLIOTECONOMIA

DIA DO BIBLIOTECÁRIO: SETE NOMES IMPORTANTES NA BIBLIOTECONOMIA

Boletim Eletrônico CRB-6

Conheça a história de sete personalidades importantes para a profissão Bibliotecário:

Adelpha de Figueiredo: uma das primeiras Bibliotecárias brasileiras. Formou-se pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, sendo a primeira diretora da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, em 1926.

Edson Nery da Fonseca: Bibliotecário e professor universitário brasileiro. Fundador de cursos de Biblioteconomia de graduação e pós-graduação, também participou da fundação da Universidade de Brasília (UnB), sendo responsável pela implantação da Biblioteca Central e do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD).

Inezita Barroso: aluna destaque da primeira turma da graduação em Biblioteconomia da Universidade de São Paulo (USP)

Manuel Bastos Tigre: considerado o primeiro Bibliotecário por concurso no Brasil, exercendo a profissão por 40 anos. O dia 12 de março, Dia do Bibliotecário, foi instituído em sua homenagem.

Shiyali Ramamrita Ranganathan: matemático e Bibliotecário na Índia, considerado o pai da Biblioteconomia no país. Foi professor de Biblioteconomia por aproximadamente 40 anos e autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931), abordando  as cinco leis da Biblioteconomia, fundamentais para o exercício da profissão.

Zila Mamede: importante Bibliotecária brasileira responsável por reestruturar as duas maiores Bibliotecas de Natal (RN): a Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Biblioteca Pública Estadual Câmara Cascudo. Também participou do Conselho Federal de Biblioteconomia

Laura Russo: desenhou a primeira versão do Código de ética Profissional do Bibliotecário. Também foi a primeira presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB) e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Pelos seus trabalhos na Biblioteconomia brasileira, recebeu títulos honoríficos nos Estados Unidos e  Alemanha.

Fonte: CRB-6

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *