Página inicial / Notícias / Dia do Bibliotecário: ainda estamos aqui

Dia do Bibliotecário: ainda estamos aqui

No dia 12 de março é comemorado o dia do Bibliotecário. Hoje vim para o trabalho me perguntando se há o que se comemorar. Especialmente porque vivemos em um Brasil com poucos leitores. Uma das funções das bibliotecárias e bibliotecários do nosso país é incentivar a leitura. Guerreiros que enfrentam diariamente falta de orçamento, desrespeito e locais de trabalho insalubres. Mas ainda estamos aqui.

Posso ficar aqui elencando as coisas ruins da profissão. Todo ofício tem isso. Mas nem toda profissão proporciona o prazer de ver a luz do conhecimento iluminar uma pessoa. É visível no olhar a alegria do aprendizado. E isso é motivo para ter orgulho de ser bibliotecário. Ainda estamos aqui.

Gostamos muito de debater o futuro da Biblioteconomia. Eu acredito que a nossa profissão mudou e ainda vai mudar muito. Novas tecnologias de informação e comunicação são desenvolvidas todos os dias, muitos de nós sentem-se ameaçados por isso, mas vou te contar um segredo: ainda estamos aqui.

Mesmo que um dia o uso da nomenclatura “bibliotecário” caia em desuso acredito que vamos estar aqui. Como analistas de informação, cientistas de dados, o que seja, um bom profissional cava seu próprio caminho. As vezes esse caminho vai em direção a alguma coisa que não tem nada a ver com a nossa profissão. Mas o que a gente aprende não é apagado e pode ser muito útil.

Desejo aos bibliotecários e às bibliotecárias do Brasil um feliz dia do Bibliotecári@! Tenham fé, estudem e capacitem-se. A sociedade brasileira precisa muito da gente, agora mais do que nunca! Com tanta desinformação acontecento diria que PRECISAMOS estar aqui.

Filipe

Administrador do Portal do Bibliotecário

Fonte: Portal do Bibliotecário

Sobre admin

Check Also

Bate-Papo FGV | Desafios e dificuldades na cultura e no mercado editorial no país, Marieta de Moraes

Clique na imagem para assistir o vídeo A cultura perdeu o protagonismo no Brasil no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *