Página inicial / Notícias / Dez dicas de leitura para o primeiro semestre

Dez dicas de leitura para o primeiro semestre

Escrito ou enviado por  Taís Hirschmann

Confira as sugestões que atendem todas as faixas etárias

O ano escolar começou com tudo e a Biblioteca do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) acaba de receber uma coleção de livros novinha em folha para estimular a imaginação de quem frequenta o espaço. E para você não perder o hábito de leitura, a bibliotecária Daniella Santos separou dez dicas de livros, que atendem todas as faixas etárias, para o primeiro semestre do ano e que vale a pena conferir.

Livro: Amoras
Autor: Emicida
Editora: Companhia das Letras

O rapper e produtor Emicida lançou em 2018 a sua primeira obra infantil, abordando a temática da importância de se reconhecer no mundo e mergulhar na complexidade de ser quem somos. É uma história verídica, baseada na interação do escritor com a filha de 7 anos debaixo de um pé de amora.

Livro: Caio vai à Biblioteca
Autor: Liesbet Slegers
Editora: Carochinha

O livro faz parte de uma série em que o personagem principal, Caio, é colocado em diversos momentos da rotina de uma criança da primeira infância. Aborda de maneira lúdica as descobertas, vivências em uma biblioteca infantil e o encantamento com o mundo da literatura.

Livro: 100 Primeiras Palavras
Editora: Ciranda Cultural

Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das descobertas. Este livro tem a intenção de viabilizar, por meio da ludicidade um contato inicial com os signos e com o mundo letrado, no qual a família tem um papel efetivo na mediação da leitura.

Livro: Anuk Bobuk Tontuk e uma Foca Branca
Autor: Emilio Urberuaga
Editora: Iluminuras Inf/Juv

Em um cenário frio e todo branco no círculo polar ártico, Anuk, um urso que é “como um bombom de chocolate num copo de leite!”, adora se divertir com os seus irmãos. Com o passar do tempo, as diferenças acabam afastando-os e, assim, inicia-se essa história profunda e reflexiva.

Livro: A casa na árvore com 13 andares
Autor: Andy Griffiths
Editora: Fundamento

O livro é o primeiro de uma série recheada de aventuras engraçadas e criativas. Conta a história de uma árvore que tem vários andares. No 13º ela tem uma pista de boliche, um tanque de tubarões devoradores, uma catapulta enorme, entre outros lugares inusitados que aguçam os invasores.

Livro: A Parte Que Falta Encontra o Grande O
Autor: Shel Silverstein
Editora: Companhia das Letrinhas

Na continuação do famoso livro A parte que falta, o autor possibilita uma reflexão sobe a vida, amor-próprio e completude. A obra é construída com muita simplicidade e um lirismo literário comovente que encanta os leitores de diversas idades. “Você não pode rolar comigo, disse o Grande O, mas talvez possa rolar sozinha”.

Livro: A Repolheira
Autor: Claudia Nina
Editora: Aletria

É ao mesmo tempo uma história de amor e um conto de fadas, embora esse conto de fadas tenha uma princesa, que não é bem uma princesa. A autora dessa belíssima e encantadora obra esteve presente no Colégio Marista Ribeirão Preto em 2018, mostrando os bastidores dessa obra literária.

Livro: A sorte segue a coragem! Oportunidades, competências e tempos de vida

Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Planeta

A obra mais recente do escritor Mario Sergio Cortella proporciona para o leitor uma apreciação da “sorte” por um outro ponto de vista. O livro passeia por temas como ética, coragem, casualidade, tempo e pausas com muita propriedade nas abordagens.

Livro: O livro da Literatura
Editora: Globo

Este volume faz parte de uma série de livros infográficos com diversos temas, entre eles a literatura. Apresenta ótimo trabalho gráfico e designer de informação que propicia a leitura fluida na qual pode-se mergulhar a fundo no mundo da literatura. A edição inclui alguns dos principais escritores brasileiros.

Livro: Quarto de despejo: diário de uma favelada
Autor: Carolina Maria de Jesus
Editora: Ática

O livro é notável em muitos aspectos. Trata-se de uma escrita testemunhal sobre o cotidiano da autora Carolina Maria de Jesus (1914–1977) e dos moradores da Favela do Canindé, em meio à explosão urbana que São Paulo passava na época, com os consequentes sofrimentos, indignações, revoltas e angústias que a população marginalizada era obrigada a superar diante de sua situação de miséria e desamparo.

Fonte: Clipp Segs – Portal Nacional

Sobre admin

Check Also

Frente pede a efetivação do Plano Municipal do Livro em São Paulo

Uma das principais ações pleiteadas pela Frente é a aprovação do Projeto de Lei que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *