Página inicial / Notícias / Designer japonês cria fonte que une a escrita Braille com a tradicional

Designer japonês cria fonte que une a escrita Braille com a tradicional

Existem algumas ideias e inovações que nos fazem perguntar: como, até hoje, ninguém tinha pensado nisso, não é mesmo? Como este alfabeto, que tem a escrita tradicional e em Braille, na mesma tipografia – simples assim. Infelizmente, ainda existem poucos espaços públicos que oferecem a sinalização em Braille. Talvez a chave esteja nessa fonte.

Ela foi desenvolvida pelo designer japonês Kosuke Takahashi e recebeu o nome de Braille Neue. Os pontos em relevo são integrados ao alfabeto tradicional, tornando a fonte possível de ler tanto para os deficientes visuais, quanto para as pessoas com visão normal.

A tipografia foi feita pensando nos Jogos Olímpicos de 2020, Takahashi explica que a fonte também é uma forma de familiarizar o público com o alfabeto Braille.

Propostas como estas podem ser enquadradas como solução aos problemas do dia a dia, de acordo com a metodologia do Design Thinking, onde o design se torna mais do que visual ou questão de beleza e bom gosto, e entra como solucionador estratégico para um problema específico, que no caso era a questão da difusão e maior conhecimento de todos sobre a sinalização em Braille.

Com informações de Designerd

Fotos: Kosuke Takahashi

Fonte: Razões para Acreditar

Sobre admin

Check Also

Resgate de livros de judeus roubados pelos nazistas se intensifica

Pesquisadores desenvolveram roteiro para rastrear as obras, muitas das quais ainda estão nas prateleiras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *