Página inicial / Notícias / Definição de museu divide museólogos e provoca demissões no ICOM

Definição de museu divide museólogos e provoca demissões no ICOM

A criação de uma nova definição de museu está a dividir os membros do Conselho Internacional de Museus (ICOM, em inglês), tendo já provocado várias demissões, e deverá ser alvo de votação na próxima assembleia geral, em 2022.

© iStock

Texto por Lusa

tema gerou polémica no ano passado, quando a maioria dos membros deste organismo optou, em assembleia, no Japão, por adiar a aprovação da nova definição com o objetivo de promover um debate alargado e atingir um consenso.

Um grupo de 28 países, incluindo Portugal, e também a Alemanha, França, Irão, Canadá, Argentina e Espanha, entre outros, apresentou a moção que pediu esse adiamento.

Na sua edição ´online´ de hoje, a publicação The Art Newspaper refere que a questão já levou a várias demissões de altos responsáveis do ICOM, nomeadamente a presidente, Suay Aksoy, grande defensora da renovação, e a líder da comissão que desenvolveu o novo texto, Jette Sandahl, queixando-se de falta de apoio.

Suay Aksoy chegou a defender, em documentos da organização, ser “uma responsabilidade do ICOM estar atento aos desenvolvimentos sociais, políticos e económicos, e ter em consideração os muitos desafios atuais e futuros dos museus”.

Em sua substituição foi nomeado, poucos dias depois, Alberto Garlandini, para presidente desta organização não governamental, criada em 1946, dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, tangível e intangível, através de orientações de boas práticas.

Lei a matéria completa publicada no site Cultura ao Minuto.

Sobre admin

Check Also

Bibliotecárias negras brasileira e colombiana produzem livro sobre epistemologias latino-americanas no campo biblioteconômico-informacional

Texto por Priscila Fevrier Qual a incidência de estudos de mulheres negras em Biblioteconomia e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *