Página inicial / Eventos / Debate João do Rio e O Momento Literário em revista

Debate João do Rio e O Momento Literário em revista

o próximo dia 25 de junho, terça-feira, às 18 horas, o CEDEM realizará o Debate João do Rio e O Momento Literário em revista. As professora Tania Regina de Luca e Silvia Maria Azevedo, da Unesp, Câmpus de Assis, assinam a reedição do livro O Momento Literário, de João do Rio, lançado pela Rafael Copetti Editor. Na atual edição elas corrigem equívocos do original e comentam diferenças entre as entrevistas publicadas em jornal e em livro. Neste Debate CEDEM, as especialistas apontam porque é importante revisitar João do Rio, 110 anos depois.

Nos primeiros anos da República o Brasil vivia a Belle Epoque, um momento de transformações em que o cenário cultural era pleno de novidades. Surgiram novas publicações de importantes escritores. Naquele ambiente, em 1909, João do Rio (1881 – 1921), pseudônimo do jornalista João Barreto, lançou O Momento Literário, obra na qual reuniu entrevistas publicadas em 1905 no jornal Gazeta de Notícias. Os entrevistados eram escritores que agitavam a cena literária, a exemplo de Olavo Bilac e Afonso Celso. Naquela ocasião, a novidade das entrevistas, então chamadas de inquéritos, era a possibilidade que elas ofereciam ao leitor de conhecer um pouco mais a intimidade de seus escritores preferidos, seus posicionamentos críticos em relação a alguns temas importantes do momento. João do Rio inovou com seus 36 inquéritos ao contribuir para mostrar o ambiente intelectual brasileiro.

Expositoras:
Profa. Dra. Silvia Azevado – Professora Livre-Docente de Teoria Literária e Literatura Comparada da Unesp, Câmpus de Assis. É líder do grupo de pesquisa do CNPq “Polêmicas intelectuais na América Latina entre os séculos XIX e XX: retórica, cultura e história”. É pesquisadora na área de Letras, especialmente de Machado de Assis, literatura e história, literatura e imprensa. É autora de Brasil em imagens: um estudo da ilustração brasileira (1876-1878), lançado em 2010; História de quinze dias, história de trinta dias: crônicas de Machado de Assis, 2011; e em co-autoria com Adriana Dusilek e Daniela Mantarro Callipo publicou Machado de Assis: crítica literária e textos diversos, 2013, todos pela Editora UNESP, de São Paulo. Pela Rafael Copetti Editor, organizou com Tania Regina de Luca, a nova edição do livro O momento literário, 2019, de João do Rio.

Profa. Dra. Tania Regina de Luca – Professora Livre-Docente em História do Brasil Republicano pela Unesp, dedica-se a pesquisar sobre a imprensa entre as décadas finais do século XIX e as primeiras do século XX. Pesquisadora do CNPq e pesquisadora principal no projeto temático “A circulação transatlântica dos impressos. A globalização da cultura no século XIX”, financiado pela FAPESP. É autora de vários artigos e capítulos de livros, com destaque para Leituras e projetos e (re)vista(s) do Brasil (1916-1944), 2011; e A Revista do Brasil: um diagnóstico para a (N)ação, ambos pela Editora UNESP. Pela Rafael Copetti Editor, organizou, com Valéria Guimarães, o livro Imprensa estrangeira publicada no Brasil: primeiras incursões, 2017; e em 2019, organizou com Silvia Maria Azevedo, o O momento literário, de João do Rio.

Mediador
Prof. Dr. Nelson Schapochnik – Doutor em História Social pela USP com estágio pós-doutoral na UERJ. Foi professor visitante na Universidade de Lisboa e na Universidad de la Republica. Pesquisa a história do livro, da leitura, da edição e das bibliotecas. Atualmente é um dos coordenadores do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE-USP); é membro do Board of Directors da Society for the History of Authorship, Reading and Publishing (SHARP) e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Foi bolsista de projeto temático FAPESP “Caminhos do romance no Brasil”, da Fundação Calouste Gulbenkian; ex-membro titular do Comitê Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional. Foi responsável pelo Serviço Educativo da Biblioteca Brasiliana Midlin (BBM-USP).

Agenda:
Debate CEDEM
João do Rio e O Momento Literário em revista
Data e horário 25/05/2019 – terça-feira – 18 horas
Local: CEDEM – Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
Transmissão on-line https://video.unesp.br/cedem
E-mail: eventos.cedem@unesp.br
www.cedem.unesp.br
https://www.facebook.com/CedemUnespOficial
*Certificado de participação a ser retirado durante evento

 Fonte: UNESP

Sobre admin

Check Also

XIV CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *