Página inicial / Eventos / Debate CEDEM: Estratégias e desafios para preservação de informação digital

Debate CEDEM: Estratégias e desafios para preservação de informação digital

18/10/2018
Quinta-feira – 14h30 Na sociedade contemporânea, a produção de informação no formato digital cresce de maneira exponencial. Considerando que essa informação constitui parte importante do patrimônio e da memória de pessoas e instituições, é fundamental sua salvaguarda para as gerações futuras. Nesse contexto, a preservação digital constitui um campo científico que estuda os aspectos e os processos necessários para assegurar o acesso a esse patrimônio. Esse debate busca contribuir para a reflexão sobre aspectos envolvidos na preservação digital, as ações para elaboração de uma política de preservação digital e os processos necessários para sua implantação em instituições.

Expositores

Prof. Dr. Humberto Celeste Innarelli
Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados; mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutor em Ciência da Informação pela USP. É diretor técnico do Arquivo Edgard Leuenroth da Unicamp.


Prof. Dr. José Carlos Abbud Grácio
Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp; mestre e doutor em Ciência da Informação pela Unesp. É presidente da Comissão de Preservação de Documentos Digitais (CPPD) da Unesp.

Mediadora

Profa. Dra. Sonia Troitiño
Graduada em História pela USP; formação em Patrimônio Cultural pela Fundación Duques de Sória/Ministério de Cultura de España e em Arquivística pela Fundación Sanchez-Albornoz/Universidad de Valladolid (Espanha). Doutora em História Social pela USP. É professora da Unesp, Câmpus de Marília.

LOCAL
Praça da Sé, 108 – 1º andar
Centro – São Paulo (SP)

Evento gratuito
Certificado de participação

Inscrições: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1

Sobre admin

Check Also

Encontro celebra cem anos de ‘Urupês’, de Monteiro de Lobato

Especialistas debatem a obra lobatiana em evento gratuito nos dias 5 e 6 de novembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *