Página inicial / Eventos / Debate CEDEM – Como combater a desinformação nas redes digitais

Debate CEDEM – Como combater a desinformação nas redes digitais

 

19 de setembro
Quarta-feira – 18h30

As redes digitais estão no centro do fenômeno da desinformação, que preocupa a imprensa setores do governo e da sociedade civil. Se cada usuário da rede tiver em média 200 seguidores, o compartilhamento de desinformação pode alcançar toda a população brasileira, diz cientista político Pablo Ortellado, coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para Acesso à Informação da USP, em entrevista para o Manual de Credibilidade Jornalística. A desinformação pode comprometer o debate político, especialmente em ambiente de eleições gerais. Visando a não contaminação do debate pré-eleitoral, diversas iniciativas estão sendo postas em prática para combater a desordem da informação na internet. Uma delas é o Manual de Credibilidade Jornalística, lançado em parceria pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e a Unesp. A ação não é dirigida apenas a jornalistas, ela ilumina o internauta que produz conteúdos ou simplesmente o compartilha pelas redes sociais. A intenção é fornecer subsídios para boas práticas de distribuição de conteúdo e contribuir para combater a desordem na informação.

Expositores

Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda
Professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, em Bauru, e da Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia; colaborador na Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras, em Araraquara; professor visitante na Brandeis University, Massachusetts (EUA), onde fez estágio pós-doutoral; coordenador acadêmico do Manual de Credibilidade Jornalística.

 

 

 

Prof. Ma. Angela Pimenta
Jornalista e mestre em Jornalismo pela Columbia University School. Preside o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo desde julho de 2015; é coordenadora-executiva do Projeto Credibilidade e coordenadora do Projeto Atlas da Notícia. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília e representante da Online News Association no Brasil.

 

 

 

 

Mediador


Fábio Mazzitelli de Almeida
Jornalista formado pela Unesp, pós-graduado pela ESPM com ênfase em direção editorial; É assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp. Trabalhou nos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, entre outros, e em agências de comunicação. É membro do comitê da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).

 

 

 

LOCAL
Praça da Sé, 108 – 1º andar
Centro – São Paulo (SP)

Evento gratuito
Certificado de participação

   Inscreva-se aqui!    

Mais informações: http://www.cedem.unesp.br/#!/noticia/306/como-combater-a-desinformacao-nas-redes-digitais/

Sobre admin

Check Also

II Seminário Nacional de Paleografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *