Página inicial / Eventos / Curso Intensivo de Gestão Cultural

Curso Intensivo de Gestão Cultural

Até o dia 10 de setembro, estão abertas as inscrições gratuitas para o curso intensivo de gestão cultural que será realizado na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, de 24 de setembro a 24 de outubro. Ministrado pelo consultor André Fonseca, o curso terá aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

A proposta da atividade é apresentar a gestão cultural pensada como ações de mediação e articulação entre a cultura e a sociedade. É a partir desse conceito que o curso desenvolve um percurso de 30h que fomentará diversas reflexões sobre as diversas dimensões que envolvem a gestão cultural. Quais os desafios trazidos pela cultura digital e pelas novas dinâmicas sociais criadas pelas redes? Como incorporar as pautas identitárias nos processos de gestão? Como lidar com os novos comportamentos dos públicos, cada vez mais cocriadores e menos espectadores? Como pensar a gestão cultural no momento atual do Brasil?

Essas e outras questões serão abordadas por meio da análise de diversos temas e casos concretos e de diversas dinâmicas de troca entre a turma. O objetivo final é colaborar para um pensamento mais estratégico e sistêmico sobre os diversos fatores envolvidos na gestão cultural.

O curso, que não é de produção cultural, ou seja, não serão abordados temas como elaboração de projetos, editais e planejamento de produção, é voltado a pessoas que já tenham algum tipo de atuação na área cultural (como artistas, produtores, gestores, integrantes de coletivos ou de equipes de espaços e instituições culturais) e estejam interessadas na reflexão sobre a gestão de seus trabalhos.

As pessoas interessadas em participar deverão se inscrever gratuitamente pelo link https://forms.gle/NW5K2pBrzdnDJTPR9. Como o número de vagas é restrito (20 vagas), haverá uma seleção feita pelo fomentador do curso, tendo como critério essencial formar uma turma diversificada em aspectos como faixa etária, localização geográfica, raça/etnia, identidade de gênero e perfil da ação cultural desenvolvida.

A relação das pessoas selecionadas e suplentes será postada no evento do curso (link de inscrição), no dia 16 de setembro. Nessa mesma data, as pessoas selecionadas receberão um e-mail e deverão confirmar sua presença para terem a vaga reservada.

Será emitido pela Biblioteca para quem apresentar frequência em no mínimo nove dos dez encontros, verificada a partir da assinatura das listas de presença.

Conteúdo

O conceito de cultura e suas implicações.

Direitos culturais e direitos humanos.

Os impactos da cultura digital na cadeia produtiva da cultura, nos hábitos dos públicos e na preservação da memória.

Consumo cultural no Brasil.

Públicos: estratégias de comunicação e acesso.

As pautas identitárias no contexto da gestão cultural.

Políticas públicas de cultura: desafios e limitações.

Estratégias de financiamento.

A continuidade das ações culturais em tempos de crise.

Fomentadores

André Fonseca desenvolve serviços, consultorias e ações de formação nas área de gestão cultural e comunicação. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Ministrante da pós-graduação à distância “Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado” (SENAC) e da pós-graduação “Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais” (CELACC USP). Já realizou trabalhos para instituições, projetos e artistas como Instituto Brincante, Museu da Imagem e do Som (MIS), Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Circo Zanni, Antonio Nóbrega, Festival Cordas na Mantiqueira, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Goethe-Institut São Paulo, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay, Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e Secretaria de Cultura de Santo André.

Patrícia Oliveira (convidada no encontro sobre políticas culturais) – Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela USP e especialista em Direito Administrativo pela PUC. Trabalhou com o governo municipal e estadual de São Paulo, incluindo o cargo de Direção Geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Atuou como líder de equipe, de operações e de monitoramento de projetos. Atualmente, é gerente executiva da Cinema do Brasil, associação de produtores do setor audiovisual.

SERVIÇO

Curso intensivo de gestão cultural

Inscrições até o dia 10 de setembro pelo link https://forms.gle/NW5K2pBrzdnDJTPR9

Aulas de 24 de setembro a 24 de outubro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h

Gratuito

Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação , 94 – São Paulo/SP

Carga horária total: 30h. Fonte: Biblioteca Mário de Andrade

Sobre admin

Check Also

VIII Encontro de Bibliotecários Educacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *