Página inicial / Notícias / Cuidados com os livros em casa

Cuidados com os livros em casa

Entenda como planejar uma biblioteca em casa aliando prazer e conservação

Durante a vida acadêmica é comum que os membros da comunidade adquiram exemplares físicos de livros, revistas e periódicos da área de estudos e de interesse. Mas qual a melhor maneira de montar uma biblioteca em casa? 

Jacyntho Lins Brandão, professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG, já tinha a sua biblioteca, em 1972, quando ingressou no curso de Letras da Universidade. Contudo, a vida de estudante, pesquisador e professor fez com que ele fosse adquirindo novos livros, ao longo do tempo. Hoje eles somam cerca de cinco mil exemplares.

Na casa do professor, a biblioteca sempre foi o cômodo mais frequentado. Primeiramente pelos filhos, que ali brincavam enquanto o pai trabalhava, e hoje pelos netos, que deixam várias marcas pelo espaço. Para Jacyntho essa interação é muito importante, porque os livros estão ali para serem usados.

Pensando nessa junção de prazer e trabalho, Diná Araujo, coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central da UFMG, apresenta algumas medidas importantes para garantir durabilidade e conservação dos livros e que implicam cuidados na acomodação, limpeza, iluminação e organização dos livros. No vídeo, produzido pela TV UFMG, a bibliotecária mostra como procedimentos simples ajudam a combater a poeira, fungos e amarelamento das páginas. 

Entrevistados: Jacyntho José (prof. Titular Faculdade de Letras UFMG) e Diná Araújo (Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras – BU UFMG)
Produção e reportagem: Júlia Calasans e Olívia Resende.
Imagens: Samuel do Vale
Edição de Conteúdo: Olívia Resende
Edição de imagens: Kennedy Sena

Fonte: UFMG

Sobre admin

Check Also

Bienal de SP se espalhará por 25 pontos de São Paulo

Anúncio de instituições parceiras da 34ª edição, que ocorre em 2020, foi feito nesta terça …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *