Página inicial / Notícias / Cuidado com livros: Biblioteca da ECA promove bate-papo com dicas de conservação

Cuidado com livros: Biblioteca da ECA promove bate-papo com dicas de conservação

Neste mês de abril, a Biblioteca da ECA preparou uma pequena exposição para conscientizar os alunos e os demais usuários da biblioteca a respeito da conservação dos livros, além de duas sessões de bate-papo com a equipe da Oficina de Conservação.

Samanta Lessa, bibliotecária e supervisora da oficina, explica o motivo de promover esse debate: “o pessoal do balcão de atendimento da Biblioteca se depara com muitos casos que dá para gente conversar com o público para ver se diminui, por exemplo, livros riscados e livros que sofrem acidentes com líquidos.”

De acordo com a bibliotecária, algumas pessoas comentam que não se incomodam com as anotações nas margens dos livros; entretanto, além das anotações e sublinhados direcionarem a leitura dos usuários, marca-textos, canetas e lápis danificam o papel.

As anotações a lápis oferecem menor risco ao livro a longo prazo e podem ser apagadas. Porém, ao apagar, há o perigo de rasgar a folha e de ficar algum resquício de borracha no material. Esse resquício é perigoso porque a acidez da borracha pode interferir no papel. Por isso, a oficina de conservação precisa realizar um trabalho criterioso. “Tudo isso leva tempo e, com a equipe reduzida que a gente tem, não temos tempo para apagar os livros”, comenta Samanta.

Além das anotações, acidentes com líquidos também são frequentes. A bibliotecária conta que, nesses casos, o ideal é que os livros sejam levados até a Biblioteca rapidamente. “O pessoal não precisa ficar desesperado, é só vir aqui conversar com a gente”, diz, “na pior das hipóteses, se o livro, CD ou DVD não tiver jeito de recuperar, a gente conversa com quem estava com o material para fazer a reposição dessa obra. Não tem punição.”

A Oficina de Conservação da Biblioteca da ECA também é responsável pela preservação dos outros materiais (CDs, DVDs, VHS, discos de vinil e teses). No próximo bate-papo, eles darão dicas de como é possível cuidar melhor do acervo da Biblioteca e do próprio acervo pessoal. Será no dia 18 de abril, às 14h, na Biblioteca da ECA.

Livro na exposição da biblioteca da ECA. Foto: Mirella Coelho

Serviço:
Cuidados com os livros: bate papo com o pessoal da oficina
Data: 18 de abril
Horário: 14h
Local: Biblioteca da ECA – Prédio Central (Prédio 1)

Texto por por Mirella Cordeiro Coelho

Fonte: Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo

Sobre admin

Check Also

Com HQ sobre escravidão, brasileiro concorre a maior prêmio dos quadrinhos

Marcelo D’Salete é único do país a concorrer ao Eisner, entregue na próxima sexta (20) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *