Página inicial / Covid-19 / Conversa sobre Segurança de Acervos

Conversa sobre Segurança de Acervos

A segurança de acervos é uma temática urgente em qualquer situação. Mas, com a reabertura pós-quarentena das bibliotecas, arquivos e museus, a preocupação com essa temática fica salientada.

Como proteger nossos colegas, frequentadores e o entorno? Como atuar ativamente na mitigação de riscos? Como incidir na conscientização sobre a riqueza patrimonial e histórica dos acervos e a necessidade de traçarmos estratégias para a sua preservação?

Perguntas como essas foram respondidas no dia 13 de maio as 16h, na união dos canais @bibliotecasmemoriais (Bibliotecária Patricia Oliveira) com o ótimo @preservabiblio (Bibliotecária Jullyana Araújo)

Nós entrevistamos a historiadora Solange Rocha.

Currículo Solange Rocha: Bacharel em História pela Universidade Santa Úrsula/USU, especializada em Restauração e Conservação de Bens Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, trabalhou no Arquivo Nacional, Museu Nacional de Belas Artes e, atualmente, no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Coordenadora Geral do Projeto de elaboração da Política de Preservação de Acervos Institucionais e idealizadora, coordenadora e, atualmente, membro da comissão de elaboração do curso Segurança de Acervos Culturais/MAST. Participação no Projeto de Capacitação e Apoio à Implementação do Sistema Nacional de Arquivos do Estado-SNAE e do Acordo Geral de Cooperação entre a República de Moçambique e a República Federativa do Brasil, organizado e coordenado pelo Arquivo Nacional e a Agencia Brasileira de Cooperação. Com o intuito de disseminar o conhecimento em Segurança de Acervos criou um canal no youtube, objetivando passar o conhecimento adquirido na área de preservação e segurança patrimonial, o Preservação e segurança de acervos https://www.youtube.com/channel/UCsQn…

Minicurrículo Jullyana Araújo: Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestranda em Preservação de Acervos de Ciência & Tecnologia, no MAST. Áreas de pesquisa: preservação; conservação preventiva; gestão de risco em bibliotecas. Insta da Bibliotecária Jullyana Araújo @preservabiblio

Minicurrículo Patricia Oliveira: Bibliotecária formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), professora de história formada pela UNICSUL, mestranda em Ciências Sociais e Humanas da UFABC, bolsista Líder do Amanhã pela Fundação Alexander von Humboldt. Áreas de pesquisa: memória, história, coleções e gestão de bibliotecas. Redes sociais do canal Bibliotecas em memoriais: https://linktr.ee/bibliotecasmemoriais

Fonte: Bibliotecas em Memoriais

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *