Página inicial / Notícias / Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região promove atividades em comemoração ao Dia do Bibliotecário

Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região promove atividades em comemoração ao Dia do Bibliotecário

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Regiãopromove palestras em São Paulo (capital), Lorena, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto com o objetivo de debater a profissão, as perspectivas, os avanços e as inovações do mercado.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região, Regina Céli de Souza, a data também é uma oportunidade para refletir sobre a identidade desses profissionais, que hoje lidam com os bens mais preciosos da atualidade – a informação e o conhecimento. Regina explica também que a profissão de bibliotecário mudou muito nos últimos anos devido à revolução tecnológica. Por causa dessas mudanças, os profissionais tiveram que se adaptar, fortalecer suas habilidades e, a partir daí, conquistaram novos campos de atuação.

Na prática, o bibliotecário pode atuar em qualquer empresa onde a informação seja matéria-prima de trabalho, como centros de pesquisa, museus, editoras, livrarias, centros culturais, oficinas, salas de leitura e de lazer, galerias de arte, cinematecas, pinacotecas e videotecas, entre outros. “Em um escritório de advocacia, por exemplo, o bibliotecário trabalha além da jurisprudência, legislação com inteligência competitiva”, explica Regina Céli.

Lei estabelece que todas as escolas tenham biblioteca até 2020

Céli lembra ainda que a Lei 12.244 regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas até 2020. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. “Faltando cerca de dois anos para o fim do prazo, muito precisa ser feito, mas a lei foi um grande avanço. Precisamos lutar para que ela seja aplicada, pois sabemos a importância da leitura desde a primeira infância e o papel fundamental da biblioteca como agente incentivador da leitura”, defende Regina Céli.

O Dia do Bibliotecário foi instituído em 9 de abril de 1980 pelo Decreto 84.631, assinado pelo então presidente da República, João Figueiredo. O dia escolhido homenageia a data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

A profissão é regulamentada no Brasil desde 1962 (Lei nº 4084, de 30 de junho de 1962). Mais de 30 mil profissionais estão inscritos em todos os 14 Conselhos Regionais, sendo cerca de 10 mil apenas no Estado de São Paulo.

Serviço:

São Paulo – 12/03/2018 – Segunda-feira – às 19 horas. Palestra A Inteligência Artificial como Oportunidade para o Bibliotecário, com Angelo Caldeira. Na sequência, o violeiro Paulo Freire fará uma homenagem à ilustre bibliotecária de formação e pesquisadora do cancioneiro popular Inezita Barroso. Coquetel de abertura. Local: Teatro São Pedro –  R. Albuquerque Lins, 207 – Campos Elíseos. O teatro fica a uma quadra da Estação Marechal Deodoro do Metrô – Linha Vermelha, estacionamento ao lado. Confirmar presença pelo e-mail crb8@crb8.org.br ou telefone (11) 5082-1404.

Lorena – 13/03/2018 – Terça-feira – às 19 horas. Palestra Repositórios Digitais Confiáveis, com Francisco Lopes Aguiar. Local: Auditório do Centro Universitário Unifatea – Av. Peixoto Castro, 539 – Lorena/SP – Informações: jbrodolivera@gmail.com.

Campinas – 14/03/2018 – Quarta-feira – às 14 horas. Palestra A ética bibliotecária como prática da verdade, com Cristian Brayner. Local: Auditório da Biblioteca Central César Lattes – Rua: Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP – Informações: (19) 3521-6502.

Ribeirão Preto – 15/03/2018 – Quinta-Feira, às 19 horas. Palestra A Convivência enquanto ferramenta para as bibliotecas brasileiras: uma leitura a partir dos projetos de lei do Congresso Nacional, com Cristian Brayner. Local: Anfiteatro André Jacquemin, Ribeirão Preto/SP –  Ffclrp / USP – Informações: (16) 3315-3719.

São Carlos – 16/03/2018 – Sexta-feira, às 19 horas. Palestra A ética como Responsabilidade Moral e a Biblioteca, com Cristian Brayner. Local: Anfiteatro Bento Prado Junior – Rod. Washington Luís, km 235, São Carlos/SP – Informações: (16) 3351-8389.

Palestrantes

Angelo Caldeira – Mestrando pela Fundação Getúlio Vargas. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Diretor do Lowsoft S.A. CEO do Looplex. Sócio de Levy& Salomão.

Francisco Lopes Aguiar – Doutorando em Ciência da Informação pela ECA – USP, mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas, bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fabici/Fespsp. Docente no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e do curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação – Fabici /Fespsp. Atua no mercado de gerenciamento de documentos, dados, informação e conhecimento, desenvolvendo projetos de concepção e implementação de arquivos empresariais/corporativos, centros de informação e documentação, bibliotecas universitárias/especializadas, bibliotecas/repositórios digitais. Foi conselheiro do CRB-8.

Cristian Brayner – Formado em biblioteconomia, filosofia, tradução, direito e letras (francês). É mestre em Ciência da Informação e Doutor em Literatura e Práticas Sociais. É bibliotecário da Câmara dos Deputados e ex-diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Foi agraciado com o Prêmio Casa de Las Américas.

Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região – sitehttp://www.crb8.org.br/ – Mídias sociais: https://www.facebook.com/crb8sp – https://twitter.com/crb8sp

Fonte: KLEBER PATRICIO ONLINE

Sobre admin

Check Also

Biblioteca Nacional recebe livros raros apreendidos

Clique na imagem para assistir o vídeo O lote de livros raros foi enviado pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *