Página inicial / Fontes de Informação / Conheça a plataforma que cataloga livros de fotografias brasileiras

Conheça a plataforma que cataloga livros de fotografias brasileiras

No site, o público pode acessar coletâneas, catálogos de exposição, livros de artistas fotográficos, jornais e revistas da área, entre outros

Texto por Thiago Fonseca

Capitais do Brasil: da água ao fogo – Foto: Bento Viana / Divulgação

São tantos livros no site “Base de dados de livros de fotografia” que fica até difícil escolher apenas um para explorar. A plataforma é um site que reúne obras de fotografias feitas no Brasil e na América Latina. Criado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Distrito Federal, a ideia é ser uma base de dados referenciais, biblioteca digital e espaço de reflexão crítica. Em resumo, fazer um inventário dos livros e disponibilizar para o público.

Por lá, já é possível encontrar mais de 600 referências, livros na íntegra, registros de fotolivros e de outros tipos de publicações sobre fotografia. Tem coletâneas, catálogos de exposição, obras de artistas fotográficos, jornais e revistas da área, entre outros.

O site é bem fácil de navegar. Uma opção é usar a ferramenta para buscar os trabalhos individualmente e por temas. Tem ainda coleções que o projeto já montou, como, por exemplo, sobre Brasília, manuais técnicos e registros de artistas.

Em breve a base de dados pretende disponibilizar uma ferramenta colaborativa, para que qualquer pessoa possa enviar  informações e imagens referentes à outras publicações que não estão catalogadas no projeto.

Leia a matéria completa publicada pelo Culturadoria

Sobre admin

Check Also

Campanha de conciliação 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *