Página inicial / Fontes de Informação / Livros / Livros Raros / Confira dicas para preservar corretamente livros antigos

Confira dicas para preservar corretamente livros antigos

Restauradora da Casa Guilherme de Almeida dá alguns exemplos de como conservar o livro sem danificar a sua estrutura

Sabe aquele livro antigo e empoeirado da prateleira? Basta tomar alguns cuidados que ele pode ser restaurado e colocado para leitura novamente. A professora e restauradora da Casa Guilherme de Almeida, Marlene Laky, explicou sobre a atenção necessária que todo mundo deve ter com os livros.

Muita gente tem costume de passar cola branca ou colocar fita adesiva para grudar um livro desmontado. Mas isso, além de danificar ainda mais as páginas, pode prejudicar na hora da leitura. Exitem certos tipos de colas específicos que podem ser utilizadas em casos como este.

Dicas como essas são oferecidas na oficina de pequenos reparos promovida pelo museu na capital paulista. Isso porque a entidade possui uma atenção diária com as suas obras. Hoje, ela conta com um acervo de artistas bastante renomados no país. Por isso, o seu principal objetivo é preservar o legado e a memória dessas personalidades por meio desses e outros cuidados.

Assista ao vídeo e confira algumas dicas para conservar corretamente uma coleção antiga de livros.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Sobre admin

Check Also

O livro, esse subversivo!

Texto por Jaime Pinsky     Em artigo, o editor Jaime Pinsky defende: ‘Onerar o livro, transformá-lo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *