Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Escolares / Com livros digitais, bibliotecária leva a experiência de clube de leitura para aulas remotas

Com livros digitais, bibliotecária leva a experiência de clube de leitura para aulas remotas

Educadora relata como o uso de tecnologia facilita encontros virtuais e permite que alunos adotem trilhas de acordo com seu interesse e ritmo de leitura

Texto por Amélia Cristina Ferreira

Desde 2009, desenvolvo o Clube de Leitores, um trabalho que consiste em interagir com os alunos a respeito de livros, filmes e cultura geral. É como uma gincana: no início do ano, as crianças se reúnem em equipes, escolhem cor e grito de guerra e ao longo do ano desenvolvemos desafios e atividades. Com a pandemia, tudo isso ficou restrito porque o colégio ficou fechado.

É claro que, nas aulas remotas, os professores incentivam a leitura, mas como não poderíamos ficar parados esperando tudo voltar ao normal, pensei em promover encontros virtuais com a biblioteca no sentido mais amplo dessa palavra, que é o encontro com o aluno de uma forma mais prazerosa, na qual ele vai buscar o que realmente quer ler.

Como mediadora da leitura, promovo reuniões voluntárias de estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, que são realizadas no contraturno das aulas. Começamos com um bate-papo em que pergunto o que eles estão fazendo, o que gostam de ler, quais filmes e séries assistem e, assim, eles se soltam. É uma conversa em que dou voz ao leitor, e isso acaba instigando ele a querer saber mais. Muitas vezes, eles não sabem que uma série ou um filme que gostam foram inspirados em um livro, e dessa forma começo a apresentar a literatura de forma geral.

Também realizo brincadeiras e dinâmicas, como jogos de perguntas sobre uma obra específica, ou sobre um tema ou gênero. Em seguida, vem a hora da história, onde leio uma obra e depois discutimos sobre ela. Reservo o momento final para indicar outros livros com temas parecidos ao do encontro.

Tanto os livros que eu leio e indico, assim como os paradidáticos que os professores das disciplinam sugerem, estão na plataforma de leitura digital Árvore. Presencialmente, não tínhamos tanto tempo para explorar a ferramenta, mas agora durante a pandemia surgiu essa necessidade de buscar livros digitais. Com um vasto acervo, a ferramenta trabalha com editoras renomadas, livros de qualidade que tocam o imaginário infantil e criatividade e autores que dialogam muito bem com a área de educação.

Além disso, também conhecemos a ferramenta Conquistas dentro da Árvore, que é como se fosse um joguinho que, quanto mais obras os alunos leem, mais ganham recursos para plantar árvores na brincadeira. O aluno entende essa dinâmica, mas não faz apenas por conta do jogo. Ele desenvolve prazer em ler. Ainda é um pouco cedo para afirmar, mas percebo que as crianças estão explorando mais a ferramenta.

Quando o professor não tem tempo de planejar uma sequência didática, os alunos podem acessar trilhas de leitura disponíveis na plataforma e selecionadas pelo professor.

Com essa prática, percebi que os alunos estavam buscando um espaço como esse dos encontros, onde poderiam interagir com os colegas e com uma pessoa além do conteúdo das aulas e tivessem mais liberdade para falar. As famílias também notaram que o momento é uma chance de discutir e incentivar leituras que proporcionam novas aprendizagens.

Eu já trabalho há 17 anos nessa área e acabamos conhecendo os gostos das crianças de cada faixa etária. Mas fica claro que, para ser um bom motivador de leitura, você também deve ler. Não adianta apenas falarmos que é importante. Se não demonstrarmos que nos encantamos e maravilhamos com livros e suas histórias, não adianta. O seu filho ou aluno vai perceber que a importância da leitura é só um discurso se você não aplicar isso em seu cotidiano.

Fonte: Porvir – Inovações em Educação

Sobre admin

Check Also

Conheça a importância da leitura na Era da Informação

O livro tem sido um excelente companheiro para todas as horas, principalmente na pandemia do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *