Página inicial / Notícias / Clube do Livro Diadema promove encontros virtuais de leitura durante a pandemia

Clube do Livro Diadema promove encontros virtuais de leitura durante a pandemia

Iniciado em fevereiro de 2020, pela leitora Michele Alves, o Clube do Livro Diadema é um dos primeiros clubes de leitura da cidade, que surge com o propósito de reunir pessoas para conversar sobre livros e impressões de leitura, em encontros plurais e descontraídos.

Os encontros são gratuitos, abertos a todos os interessados, têm a duração de até de 3h, e abordam um livro específico, que é definido, com antecedência, pelo grupo. A leitura da obra pelos participantes é recomendada para melhor fruição do encontro, mas não é obrigatória. Todos são muito bem-vindos aos encontros.

Devido à Covid-19, o Clube está realizando desde abril encontros em ambiente virtual, uma vez ao mês aos sábados, experimentando algumas plataformas gratuitas que possibilitam fazer vídeo chamada, com um número grande de pessoas e com certa qualidade de conexão.

Foram lidas até o momento pelo Clube, as obras: “A revolução dos bichos” (George Orwell),“O conto da aia” (Margaret Atwood), “A paixão segundo G. H.” (Clarice Lispector), “Caixa de pássaros” (Josh Malerman), “Como as democracias morrem” (Steven Levitsky e Daniel Ziblatt), e “A autobiografia de Martin Luther King” (Clayborne Carson).

A leitura de tais obras têm permitido aos participantes, dentre outras coisas, dialogar as angústias experimentadas pelas personagens das tramas, quanto ao medo, ao ódio, à dor, à violência e às diferentes formas de opressão e domínio, com os anseios causados pelo cenário político, econômico e social que atravessam o Brasil e o mundo na atualidade.

No encontro de agosto, que ocorrerá dia 08/08, às 15h, traremos como objeto de leitura e discussão a obra “O olho mais azul”, da premiada autora Toni Morrison, que dialoga com o livro anterior por ser um romance com tema centrado em raça e gênero. E em setembro, com data ainda a definir, o livro “Lugar nenhum”, do roteirista, contista e romancista britânico Neil Gaiman.

Para participar dos encontros, pedimos aos interessados preencher o formulário disponível em https://forms.gle/foquqSR7hhAQFbvi6, para que possamos entrar em contato e notificar, com antecedência, sobre a forma de participação (que poderá ser ainda por vídeo-chamada) do nosso próximo encontro.

Para acompanhar o Clube, visite também nossas páginas:

Facebook: https://www.facebook.com/ClubedoLivroDiadema

Instagram: @cludedolivrodiadema

Site: http://mapas.cultura.gov.br/projetos/3049/

Fonte: Clube do Livro Diadema-SP

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *