Página inicial / Leitura / Clubes de Leitura / Clube de leitura do Memorial da América Latina discute obra de Julio Cortázar

Clube de leitura do Memorial da América Latina discute obra de Julio Cortázar

Crédito: Governo do Estado de São Paulo

O Memorial da América Latina promove, no dia 17 de outubro, o segundo encontro do clube de leitura Ler a América Latina, iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) de fomento e valorização da literatura latino-americana, que teve início em setembro.

O próximo encontro será sobre “A casa tomada”, do escritor argentino Julio Cortázar. Publicado em 1946 na revista literária Los Anales de Buenos Aires, dirigida por Jorge Luis Borges, o conto foi incluído na coletânea Bestiário, em 1951. O texto apresenta a história de dois irmãos, moradores de uma casa que, aos poucos, vai sendo ocupada por forças misteriosas.

Com o objetivo de fomentar a leitura e a discussão sobre a literatura latino-americana, o clube acontece uma vez por mês, aos sábados, com curadoria da equipe da Biblioteca Latino-Americana, todos realizados por meio da plataforma Zoom, sempre das 10h às 11h30. Os contos selecionados para o projeto estarão disponíveis gratuitamente para download. Neste ciclo de 2020 o tema foi Literatura Fantástica e, no primeiro encontro, o conto analisado foi “A chinela turca”, de Machado de Assis. Estão previstos para esse ano, ainda, leituras de João Rio e Horacio Quiroga.

A mediação do debate fica por conta do colaborador da Biblioteca Latino-americana, Eduardo Martins de Azevedo Vilalon.

Leia a matéria completa publicada pelo ABC do ABC

Sobre admin

Check Also

Diálogos sobre Políticas Públicas e Leitura – Andragogia e Leitura de Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *