Página inicial / Destaque / Clarice Lispector e Monteiro Lobato são homenageados na Revista da Biblioteca Mário de Andrade, em edições publicadas pela Biblioteca Mário de Andrade e Imprensa Oficial

Clarice Lispector e Monteiro Lobato são homenageados na Revista da Biblioteca Mário de Andrade, em edições publicadas pela Biblioteca Mário de Andrade e Imprensa Oficial

Por RAYSANTOS

 REVISTA DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE 72

Clarice Lispector

Gutemberg Medeiros (org.)

ISSN 0104-0863

FORMATO | 18 × 25 cm

PÁGINAS | 188

PREÇO | R$ 50,00

BROCHURA

REVISTA DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE 73

Monteiro Lobato

Luciana Sandroni (org.)

ISSN 0104-0863

FORMATO | 18 × 25 cm

PÁGINAS | 120

PREÇO | R$ 50,00

BROCHURA

Com uma conversa informal sobre pesquisa e edição literária, o evento de lançamento será realizado em 17/07, às 19h, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo – SP)

Em retomada de parceria interrompida em 2012, a Imprensa Oficial (IMESP) publica com a Biblioteca Mário de Andrade as edições de nºs 72 e 73 da Revista da Biblioteca Mário de Andrade, respectivamente dedicadas a Clarice Lispector e Monteiro Lobato. No evento de lançamento, Gutemberg Medeiros e Luciana Sandroni, editores convidados das revistas, conversarão com o público sobre pesquisa e edição literária.

De periodicidade anual, a Revista da Biblioteca Mário de Andrade apresenta dossiê sobre personalidades da cena cultural, com artigos escritos por intelectuais e seleção de fotos, documentos e outros artigos históricos pouco conhecidos até mesmo no meio acadêmico. Também reserva em suas páginas espaço para textos de interesse dos frequentadores da Biblioteca, como novidades do acervo, além de temas voltados ao universo da literatura e cultura em geral.

Para Nourival Pantano Júnior, diretor-presidente da IMESP, o anúncio de renovação dessa parceria institucional coincide com edições que homenageiam escritores próximos da editora do Estado. “Logo identificamos a familiaridade da IMESP com esses dois autores, advinda de parcerias com a Edusp e com a Editora da Unesp, quando foram publicados em coedição, respectivamente, Clarice fotobiografia e Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil, este último vencedor do prêmio Jabuti na categoria Melhor livro do ano, em 2009”, pontua no prefácio.

Após o evento de lançamento, as revistas poderão ser adquiridas na Biblioteca Mário de Andrade, na Livraria da Imprensa Oficial (R. XV de Novembro, 318 – São Paulo – SP), ou por meio do endereço virtual livraria.imprensaoficial.com.br, além de lojas de redes nacionais de livrarias.

REVISTA DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE 72: Clarice Lispector

Gutemberg Medeiros (org.)

O olhar singular de Clarice Lispector, que observa e explora múltiplos pontos de vista mesmo diante de um objeto supostamente insignificante – como um ovo – já pode ser captado nos olhos da pequena Clarice que nos encara na foto de abertura da apresentação de Gutemberg Medeiros na edição 72 da Revista da Biblioteca Mário de Andrade. A publicação traz artigos que exploram, como mencionado por Medeiros, o “imbróglio da identidade” da escritora – que cultivou incertezas ao fornecer informações divergentes em entrevistas, como sua data de nascimento e nacionalidade, e que redigiu textos que não se enquadravam nos moldes de gêneros literários. Especialistas debatem a Clarice jornalista, escritora, colunista feminina sob pseudônimos e conferencista. Acompanham a edição registros curiosos, como a carta escrita por Clarice – em papel timbrado do jornal A Noite, no qual trabalhava na época, e pouco apropriado para correspondência, sobretudo as formais – ao então presidente Getúlio Vargas (1942); e o ensaio “Atualidades de Gorki”, publicado na revista Teatro Novo, um dos poucos textos do gênero atribuídos a ela.

Textos sobre a adequada estrutura arquitetônica de edifícios que abrigam acervos, a literatura de cordel, a história da Hemeroteca da BMA, entre outros temas complementam a revista.

REVISTA DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE 73: Monteiro Lobato

Luciana Sandroni (org.)

O precursor da literatura infantil no Brasil e homem que lançou as bases da indústria editorial moderna no país, Monteiro Lobato é o destaque da 73ª Revista da Biblioteca Mário de Andrade, que marca os 70 anos da morte do autor completos em 2018. Entre os temas da edição estão a relação de Lobato com os modernistas – inclusive com menção da troca histórica de farpas motivada pela crítica de Lobato à exposição da pintora Anita Malfatti no polêmico texto “Paranoia ou mistificação?”, originalmente publicado no O Estado de S. Paulo, em 1918 –, a correspondência que o autor mantinha com seus leitores crianças, sua atividade como editor, a parceria que estabeleceu com o ilustrador alemão Kurt Wiese, e a leitura dos livros do Sítio nas escolas até os dias de hoje. Enriquecem o volume as capas e guardas de diversas obras lobatianas, muitas integrantes do acervo de Obras Raras da BMA, e fotos do autor.

SOBRE OS ORGANIZADORES

GUTEMBERG MEDEIROS | É jornalista e pesquisador. Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pós-doutorando em Ciências da Comunicação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor de reportagens e ensaios para jornais, revistas e periódicos científicos do Brasil e exterior, especialmente sobre história da editoração, imprensa, literatura e crônica.

LUCIANA SANDRONI | É autora de vários livros infantis, como Minhas memórias de Lobato (Companhia das Letrinhas, 1997, prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil) e O Mário que não é de Andrade (Companhia das Letrinhas, 2001, selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Fez parte da equipe de roteiristas da nova versão televisiva do “Sítio do Picapau Amarelo” em 2001.

Nesta edição, ainda são abordadas temáticas referentes à Biblioteca: a história do auditório, a catalogação e o inventários de preciosidades guardadas no acervo de Obras Raras e Especiais, a Mapoteca, entre outras.

Fonte: Jornal Dia Dia

Sobre admin

Check Also

Ler com a ponta dos dedos e com os ouvidos

PUBLISHNEWS, REDAÇÃO Dorina Nowill encomenda pesquisa ao Datafolha para saber o perfil leitor das pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *