Página inicial / Notícias / Cia. Cênica leva Inezita para o palco

Cia. Cênica leva Inezita para o palco

Grupo foi o segundo de Rio Preto a ser contemplado por edital estadual

Cia. Cênica é o segundo grupo de Rio Preto a ganhar o edital

O Edital rio-pretense Cia. Cênica venceu propostas de todo o Estado de São Paulo e foi um dos dois contemplados com o edital Sesi Viagem Teatral – Montagens Inéditas para a montagem de um espetáculo teatral. A companhia foi contemplada com o projeto da obra Oi Lá, Inezita, cuja proposta é levar para os palcos a vida, a carreira e as lutas de Inezita Barroso, uma figura marcante da cultura popular paulista que faleceu há três anos.

“Esse é um projeto que a gente já vinha estudando. Queremos falar sobre Inezita, sobre o universo dela. Faz parte da nossa característica, já montamos outros espetáculos sobre outros artistas da cultura paulista. No ano passado, fomos premiados com o Prêmio Inezita Barroso e decidimos que esse era o momento de trazê-la para o palco em um espetáculo infanto-juvenil, o que fazia tempo que a gente não fazia. O último nesse formato foi de 2013”, conta Fagner Rodrigues, diretor da Cia. Cênica.

Segundo Fagner, Inezita era uma mulher a frente de seu tempo cujo discurso e ações conversam muito bem com nossa realidade atual. “Inezita era uma mulher do hoje, que falava de coisas que são urgentes hoje. Uma mulher que enfrentou toda uma cultura machista, repressora e que foi uma grande pesquisadora cultural.”

Todos os elementos representados por ela casam muito bem com a essência da própria companhia, garante o diretor. “A ideia é que a gente possa abordar essa questão da importância do olhar para a cultura caipira, para a cultura popular em geral e para a questão da educação. A Inezita, por exemplo, foi uma mulher que aos sete anos montou sua própria biblioteca. Vamos tratar sobre essa relação da importância da educação e de quebrar barreiras.”

De acordo com Fagner, Inezita costumava dizer que não há lugar certo para as coisas, ela sempre foi uma mulher que tirou as coisas do lugar, do padrão, então a ideia é essa, trazer esses temas para o palco utilizando o estilo pelo qual a Cia. Cênica ficou conhecida: muita pesquisa, representação e música ao vivo. “É um presente poder trazer Inezita para o palco.”

O edital Sesi Viagem Teatral – Montagens Inéditas prevê a montagem do espetáculo, uma residência em uma das unidades no Sesi no Estado de São Paulo, onde será sua estreia, e, depois, a circulação por algumas cidades do Estado. “É um projeto grande e de muita comemoração para a gente. Essa é a primeira vez que a gente ganha um edital de fomento de fora da cidade, só ganhamos editais de circulação antes.”

A estreia está prevista para agosto.

Segunda vez

Essa é a segunda vez que um grupo teatral de Rio Preto vence do edital Sesi Viagem Teatral – Montagens Inéditas. No ano passado, a Cia. dos Pés estreou o espetáculo Eufonia, contemplado com o mesmo edital.

Texto por Beto Carlomagno

Fonte: Diário da Região

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *