Página inicial / Centros de Documentação e de Memória / Centro de Memória preserva e difunde a história da Câmara Municipal de São Paulo

Centro de Memória preserva e difunde a história da Câmara Municipal de São Paulo

DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

Criado em 2016, o Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo atua na preservação da longa trajetória da Casa, em atividade desde o século XVI. Para isso, o centro organiza e difunde informações e materiais históricos relativos à atuação da instituição parlamentar paulistana.

A proposta do Centro de Memória é fornecer ferramentas para a reflexão acerca da organização do poder político local e a atuação da Câmara ao longo do tempo, a partir da organização das informações nas diversas fases de sua história.

O acervo do Centro de Memória é formado por vasta documentação, composta por vários volumes de atas e anais, livros e documentos que se encontram na Secretaria de Documentação da Câmara, assim como fotos e materiais audiovisuais do Centro de Comunicação Institucional.

MERGULHO NA HISTÓRIA

Entre o material preservado, por exemplo, está a primeira ata da Câmara Municipal de São Paulo, datada de 1562, documento mais antigo do acervo histórico. Através do centro também é possível pesquisar os perfis de todos os ex-vereadores da Casa e obter informações sobre o acervo de obras de arte do Palácio Anchieta, sede da Câmara.

Para acessar todo esse material histórico, o cidadão deve procurar o Centro de Memória na aba Institucional do Portal da Câmara, no alto da página, ou clicar diretamente no banner “Centro de Memória CMSP”, localizado na primeira página do portal.

Além da consulta de documentos históricos, perfis de ex-vereadores e obras de arte, o Centro de Memória ainda permite a pesquisa de prêmios institucionais, livros, homenagens, Projetos de Lei, leis promulgadas, comissões, entre outros itens. Também estão disponíveis publicações de séries especiais com documentários, entrevistas e reportagens a respeito da história do Legislativo paulistano.

Outro destaque da página do Centro de Memória é possibilidade de conhecer registros do passado político, social e cultural paulistano através de uma linha do tempo, que começa em 1446 e segue até hoje, passando por momentos icônicos da história paulistana, como a formação da Câmara Municipal de São Paulo e a formação da própria cidade, com a promulgação da Lei Orgânica do município.

Para ter acesso ao Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo, clique aqui.

Fonte: CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *