Página inicial / Sistema CFB/CRB / CRB8 / Casos resolvidos com sucesso na 18ª Gestão do CRB-8: atuação da fiscal Ruth Nunes

Casos resolvidos com sucesso na 18ª Gestão do CRB-8: atuação da fiscal Ruth Nunes

Texto da Comissão de Fiscalização do CRB-8

Fiscalizar a atuação da profissão do bibliotecário em São Paulo é um desafio enfrentado por todas as gestões do Conselho. Em tempos de informação líquida, as demandas são múltiplas e diferenciadas e cabe aos Bibliotecários Fiscais o primeiro contato e as primeiras ações nas visitas de fiscalização às instituições. Todo esse trabalho, em sua grande parte, é conhecido apenas internamente pelos conselheiros e colaboradores do Conselho. Atendendo sugestões apresentadas na última plenária ordinária realizada em 20 de julho, a Comissão de Fiscalização vai dar continuidade à divulgação do trabalho realizado com uma série de textos. O primeiro dos textos apresenta uma parte do trabalho da fiscal Ruth Nunes, listando as instituições visitadas entre 2018 e 2020 em que foi efetivada a contratação do profissional bibliotecário, ou situações similares. Acompanhe o depoimento da Fiscal:

Ruth Maria Machado Pires Nunes
Bibliotecária Fiscal – CRB-8/5308

“A atuação da Fiscalização do CRB-8 permite amplo contato com a classe biblioteconômica, o conhecimento de espaços de bibliotecas através das visitas in loco de diferentes instituições, escolares, universitárias, públicas, particulares, empresas, etc, bem como de pessoas, profissionais, colegas bibliotecários, o que faz o trabalho dinâmico, rico de experiências e convivências distintas.

No início de cada ano é primordial traçar metas para atingir os objetivos, sendo, portanto, o planejamento, o calendário e agenda de cada fiscal, parte importantíssima para garantir o acompanhamento dos casos, dos processos pela Comissão de Fiscalização. Cada gestão deixa sua marca de contribuição com o setor, favorecendo de forma cabal o cumprimento do seu planejamento, através do suporte oferecido, do apoio necessário ao trabalho extramuros. Nesta gestão, a fiscalização participou do Programa de Apoio às Atividades de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia – PAFIS do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB que oportunizou o cumprimento de metas de viagens ao interior do estado.

As visitas, os atendimentos às solicitações e denúncias, a fiscalização preventiva da força tarefa programada foram realizadas, tendo sido arquivados com sucesso nesse período. A seguir um quadro de visitas que foram concluídas com sucesso, de 2018 até o momento, incluindo o quantitativo de bibliotecas por tipologia.”

Tipologia 2018 2019 2020 (até julho) Total
Escolares 02 01 0 03
Universitárias 06 06 02 14
Públicas 02 06 0 08
Especializadas 02 04 0 06
Total 12 17 02 31

Para saber mais sobre a Fiscalização

Para denúncias

Outros artigos da Comissão de Fiscalização:

Conselhos discutem os dez anos da Lei 12.244/10 em série de lives, 11/06/2020

Mostre seu trabalho no Mural de Serviços, 12/05/2020

Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Sertãozinho: um caso de sucesso de fiscalização de concursos, 12/05/2020

Fiscalização do CRB-8 em ritmo acelerado de teletrabalho, 25/04/2020

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *