Página inicial / Notícias / Campinas recebe evento em homenagem a vida e obra de Guilherme de Almeida

Campinas recebe evento em homenagem a vida e obra de Guilherme de Almeida

Por G1 Campinas e Região

Escritor e poeta Guilherme de Almeida — Foto: Acervo Casa Guilherme de Almeida

Escritor e poeta Guilherme de Almeida — Foto: Acervo Casa Guilherme de Almeida

Campinas (SP) recebe, a partir desta quinta-feira (4), uma programação cultural em homenagem a vida e obra de Guilherme de Almeida, considerado o “príncipe dos poetas”. O evento tem entrada gratuita e conta com diversas atrações até dia 11 de julho. [Confira a programação completa abaixo]

Entre as atividades estão declamações de poesias, apresentações musicais, doações de livros, palestras, esquetes, projeções de documentários e uma exposição com as obras do autor.

O poeta e ensaísta Guilherme de Almeida, nascido em Campinas, foi membro da Academia Paulista de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Seminário de Estudos Galegos, de Santiago de Compostela e do Instituto de Coimbra.

Confira as atrações

Quinta (4)

  • 10h às 12h – Homenagens a Guilherme de Almeida/ Apresentação conjunta das bandas da EsPCEx e da Polícia Militar/ Esquete Cartas para Guilherme/ Entrega de Poesias/ Poetas caracterizados / Declamações Poéticas por poetas e alunos da rede municipal de ensino/ Doação de Livros (Autores Campineiros e outras Literaturas); Atividades serão realizadas na Praça “Guilherme de Almeida” – Avenida Francisco Glicério.
  • 15h – Exposição sobre Guilherme de Almeida/ História, declamação e música de Guilherme para alunos da EMEF Profª Angela Cury Zakia; Atividades serão realizadas na Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida” – Rua Cabo Oscar Rossin, 63.
  • 19h30 – Abertura da Exposição “Capas de Obras Literárias e Traduções de Guilherme de Almeida” / Palestra “Guilherme de Almeida, sua obra como Tradutor”, com o Prof. Duílio Battistoni Filho/ Projeção de Documentários sobre o Poeta Guilherme de Almeida; Atividades serão realizadas no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) – Rua Bernardino de Campos, 989.

    Sexta (5)

    • 12h – Participação Musical do Coro Carlos Gomes, com participação do Maestro Leandro Gouveia/ Canções brasileiras e canções de poesia de Guilherme de Almeida/ Declamações poéticas/ Entrega de poesias;Atividades serão realizadas no Saguão – Paço Municipal da Prefeitura de Campinas – Avenida Anchieta, 200.

    Sábado (6)

    • 15h30 – Palestra “Nosso Poeta Campineiro”, com o acadêmico e escritor Adilson Roberto Gonçalves, e participação musical do tenor Daniel Duarte; Atividades serão realizadas Academia na Campineira de Letras e Artes – (ACLA) – Rua Dr. Mascarenhas, 412.

    Domingo (7)

    • 10h – Convivência com Guilherme/ Apresentação da banda da Polícia Militar/ Revisitando Guilherme de Almeida, com a Cia. Teatral Cenarte e Portal do Poeta Brasileiro/ Doação de livros; Atividades serão realizadas na Centro de Convivência – Praça Imprensa Fluminense, s/n.

    Terça (9)

    • 9h – Solenidade Cívico Militar – Revolução de 32; Atividade será realizada na Praça dos Voluntários de 32 – Av. da Saudade, s/n.

    Quarta (10)

    • 12h30 – Almoço Poético/ Palestra “Contribuição de Guilherme de Almeida no quadro literário brasileiro”, com Aline Romariz, Presidente da ANLPPB/ Declamação Poética com Cássio Siqueira (Compras de convite pelo telefone (19) 3234-6401); Atividades serão realizadas no Rotary Club Carlos Gomes – Avenida Benjamin Constant, 1704.
    • 19h – Exposição sobre Guilherme de Almeida/ Palestra “Guilherme de Almeida como tradutor de poesia”, com o Prof. Dr. Eugênio Gardinalli Filho/ Declamações poéticas – Lisa França, Poetisa e Artista Plástica e Neusa Maria Doretto, do Portal do Poeta Brasileiro, com participação musical de Lúcia Farias; Atividades serão realizadas na Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida” – Rua Cabo Oscar Rossin, 63.

    Quinta (11)

    • 10h – Homenagens a Guilherme de Almeida/ Declamações Poéticas/ Esquete “Cartas para Guilherme”, com a Cia. Teatral Cenarte e Portal do Poeta Brasileiro/ Entrega de Poesias/ Doação de Livros; Atividades serão realizadas na Praça Beira Rio, em Sousas.
    • 15h – Declamações em homenagem ao poeta Guilherme de Almeida; Atividade será realizada no Ateliê Lisa França – Rua Monsenhor Dr. Emilio José Salim, 118.
    • 20h – Recital da ABAL : Interpretações de canções com a poesia de Guilherme de Almeida e Canções de Antônio Carlos Gomes/ Revisitando Guilherme de Almeida, com a Cia. Teatral Cenarte e Portal do Poeta Brasileiro e participação musical dos Meninos Cantores de Campinas e do Maestro Leandro Gouveia/ Canções brasileiras e canções de poesia de Guilherme de Almeida/ Entrega do Diploma Mérito Cultural Guilherme de Almeida (Homenageados: Margareth Reali e Duda Moura); Atividades serão realizadas no Teatro Municipal José de Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62.

    Serviço

    • O que: “Semana Guilherme de Almeida” em Campinas
    • Quando: De 4 de julho a 11 de julho
    • Quanto: Entrada gratuita

    Fonte: G1 Campinas e Região

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *