Página inicial / Eventos / Câmara realiza congresso internacional para discutir preservação da memória institucional

Câmara realiza congresso internacional para discutir preservação da memória institucional

Participantes poderão interagir através do Portal e-Democracia e agregar conhecimentos por meio de minicursos que serão oferecidos. Inscrições já estão abertas.

A Câmara dos Deputados, por meio da Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais do Centro de Documentação e Informação (Cobec/Cedi), realizará, nos dias 30 de novembro, 1º, 7 e 8 de dezembro, a partir das 9h, o Congresso Internacional de Preservação da Memória Institucional: estratégias para o século XXI.

As inscrições, gratuitas, começam nesta segunda-feira (9) e vão até 25 de novembro. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pelo portal e-Democracia, onde será permitida a participação mediante inscrição prévia por link de acesso a ser enviado aos inscritos.

O congresso, que contará com a participação de especialistas do Brasil, Chile, Portugal, Estados Unidos e Itália, irá discutir a aplicação de boas práticas e de estratégias ágeis, eficazes, inclusivas e democráticas na gestão da preservação digital e convencional.

O evento também tem como objetivo fortalecer o debate técnico e cientifico na área de preservação da memória institucional; contribuir para o desenvolvimento de políticas de preservação; estimular o aprimoramento de processos e práticas de preservação; divulgar acervos, políticas e práticas de preservação da Casa.

A Câmara dos Deputados conta com o apoio institucional do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Superior Tribunal Militar (STM), do Ministério das Relações Exteriores e do Portal Rede Cariniana – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) na realização do congresso.

Minicursos

Além do evento virtual, serão oferecidos minicursos que visam agregar mais conhecimento sobre os principais temas debatidos nos painéis, tais como: introdução às plataformas Archivemática e AtoM para a preservação digital; e como realizar diagnóstico de acervos para implementação da metodologia de Gerenciamento de Riscos em coleções de arquivos históricos, bibliotecas e museus.

A disponibilização deste conteúdo no canal da Câmara dos Deputados no YouTube  possibilitará aos participantes e posteriormente aos demais interessados a oportunidade de levar às suas instituições base técnica e qualificada para implantação ou aprimoramento de suas próprias práticas.

Para tirar dúvidas ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato por e-mail com a Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais (Cobec/Cedi).

Fonte: Câmara dos Deputados

Sobre admin

Check Also

Programa Acadêmicos 2ª Edição “De onde vem a literatura infantil?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *