Página inicial / Fake News e Desinformação / Câmara de SP lança cartilha contra as fake news

Câmara de SP lança cartilha contra as fake news

Objetivo é orientar a sociedade sobre os riscos e as implicações relacionados à divulgação de informações falsas

A Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Escola do Parlamento, com o apoio da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) lança na próxima segunda-feira (6/7) a cartilha “Todos contra as fake news”. O material educativo tem o objetivo de orientar a sociedade a respeito dos riscos e das implicações relacionadas à criação e ao compartilhamento de informações falsas.

A cartilha apresenta, em linguagem simples, o conceito de fake news, as consequências jurídicas e sociais da proliferação de informações falsas, além da importância da colaboração de toda a sociedade para combater essa onda de desinformação.

O documento tem dicas práticas para toda a população, tais como: “leia o texto e desconfie de títulos apelativos”, “verifique a formatação e a existência de erros”, “preste atenção às datas da publicação” e “confira se o site é conhecido e nunca compartilhe em caso de dúvidas”. O material também alerta sobre as responsabilidades civis e criminais pelo compartilhamento e pela publicação de informações falsas.

A cartilha é o primeiro resultado prático de uma parceria firmada entre a Câmara e a Abracrim no início deste ano para o desenvolvimento de ações de formação e pesquisa.

“Iniciativas como a produção desta cartilha são ainda mais importantes neste momento de pandemia pelo qual estamos passando, já que o compartilhamento de informações corretas é essencial para que a população seja orientada de forma clara e precisa”, afirma o presidente da Câmara, Eduardo Tuma.

Acesse a notícia completa em Câmara Municipal de São Paulo e baixe a cartilha “Todos contra as Fake News”. 

Sobre admin

Check Also

Projeto de leitura para pessoas acima de 60 anos está com inscrições abertas em Itapetininga

Segundo a prefeitura, a iniciativa é totalmente digital e segura. Acervo virtual possui mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *