Página inicial / Notícias / Câmara analisa proposta para estimular construção e manutenção de bibliotecas públicas

Câmara analisa proposta para estimular construção e manutenção de bibliotecas públicas

O objetivo é incentivar o hábito da leitura entre os brasileiros

A Câmara dos Deputados analisa medidas de estímulo à construção, manutenção e aquisição de acervo para bibliotecas públicas. Uma proposta em debate na Casa (PL 3231/15) altera a Política Nacional do Livro (Lei 10753/2003) para aumentar o número de bibliotecas e melhorar a qualidade daquelas já existentes, como forma de incentivar o hábito da leitura entre os brasileiros.

Segundo o autor do projeto, deputado Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), cabe às bibliotecas garantir o acesso aos livros, já que apenas 15% da população os compram regularmente.

A proposta já passou pelas comissões de Cultura e de Educação. Na de Educação, o relator, deputado Diego Garcia, do Podemos do Paraná, propôs que os benefícios sejam previstos para bibliotecas abertas à população, sejam elas públicas ou não.

“Altero a redação do artigo segundo do projeto de lei para estabelecer que (o incentivo) para a construção, manutenção e ampliação predial de bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas se restringirá a instituições que sejam não apenas públicas – e aí entra a subemenda – mas abertas ao público.”

A proposta ainda será analisada por outras duas comissões da Câmara. Se aprovada, poderá seguir diretamente ao Senado, sem passar pelo Plenário.

A quarta edição da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” mostra um crescimento tímido no número de leitores no país. Em 2011, era de 50% da população e, em 2015, chegou a 56%. Mesmo assim, o brasileiro ainda lê pouco menos de cinco livros por ano. É considerado leitor aquele que declara ter lido algum livro nos últimos três meses.

A pesquisa realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), ouviu 5012 pessoas em todo o país.

Ouça o áudio da reportagem

Reportagem – Karla Alessandra

Fonte: Câmara dos Deputados

Sobre admin

Check Also

Seminário “Retratos da Leitura” Bibliotecas Escolares Bibliotecas na escola fazem diferença na aprendizagem dos alunos?

Texto por Luciane de Queiroz Modesto Mietto, Conselheira CRB-8 Com essa pergunta, esse problema a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *