Página inicial / Biblioteconomia / Biblioteconomia e Documentação: o que você precisa saber

Biblioteconomia e Documentação: o que você precisa saber

Saiba mais sobre o curso e a área de atuação desse profissional

Biblioteconomia e Documentação: o que você precisa saber

bibliotecário é profissional responsável por organizar, catalogar e conservar acervos de bibliotecas e centros de documentação, cuidando das informações que podem ser encontradas em livros, revistas, jornais ou meios digitais, buscando sempre o melhor e mais ágil sistema de consulta possível. Atualmente, o campo de atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado para a criação e manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores.
A profissão de Bibliotecário é reconhecida por Lei desde 1962, está enquadrada como profissão liberal no Ministério do Trabalho. Como profissional de nível superior, deve atuar no mercado de trabalho com uma visão ampla e objetiva da sociedade, com habilidades profissionais como: éticas, criatividade, proatividade e comunicação.
Curso de Biblioteconomia
A graduação em Biblioteconomia é ofertada em grau de bacharelado e, em algumas faculdades, como licenciatura. Tem como objetivo oferecer uma formação ampla e humanística. As disciplinas básicas do curso incluem História, Literatura e Língua Portuguesa, além da específicas, como História do Registro da Informação, História Social do Conhecimento e das Bibliotecas e Arquitetura da Informação.
O curso tem duração média de 4 anos, com estágio curricular obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É possível cursar Biblioteconomia nas modalidades presencial e à distância (EAD).
Mercado de trabalho para o Bibliotecário
O bibliotecário encontra boas possibilidades no mercado de trabalho e, ao contrário do que muitos imaginam, a atuação desse profissional não se restringe apenas à bibliotecas. Hoje, ele também encontra oportunidades em grandes empresas, junto a profissionais de tecnologia, organizando e catalogando dados e documento, para serem acessados com rapidez.
No entanto, há boas possibilidades para quem escolhe trabalhar com livros. Uma Lei federal torna obrigatória a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino até o ano de 2020, o que aumenta a procura pelo profissional em Biblioteconomia. Confira alguns setores onde o bibliotecário pode trabalhar:
•    Acervos
•    Associações
•    Centros Culturais
•    Emissoras de Televisão e Rádio
•    Escolas
•    Museus
•    ONGs
•    Centros de Pesquisa

Sobre admin

Check Also

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *