Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas de Institutos Federais / Bibliotecas do IFSP oferecem atividades durante a quarentena

Bibliotecas do IFSP oferecem atividades durante a quarentena

Compartilhamento de notícias, textos e projetos literários e clubes de leituras estão entre as atividades propostas pelos câmpus durante o período de isolamento

Buscando ampliar o leque de conteúdos e opções disponíveis para as pessoas que estão cumprindo isolamento social em casa, as bibliotecas de diversos câmpus do IFSP vêm oferecendo atividades diversificadas, como o Câmpus Jacareí, que disponibiliza áudios de textos literários wia WhatsApp; Araraquara, por sua vez, está desenvolvendo o projeto Beco em Casa, que, a partir da próxima semana, compartilhará indicações, feitas pela comunidade, de livros, filmes, séries e músicas.

As atividades estão disponíveis para todos os públicos, inclusive os que não estão conectados à Instituição. Um trabalho importante que vem sendo realizado neste período é o combate às falsas informações sobre o Covid-19. Em todas as unidades, as bibliotecas estão divulgando informações de fontes confiáveis.

“Creio que a crise de saúde global por que estamos passando intensifica uma crise informacional. Prova disso são as incontáveis fake news, informações desencontradas e a descrença no conhecimento científico. E nesse sentido, as atividades das bibliotecas se fazem indispensáveis no enfrentamento desta crise. Além disso, as criativas ações dos câmpus podem auxiliar no processo de acolhimento e enfrentamento da solidão e do isolamento e também incentivar a leitura”, avalia a bibliotecária-documentalista da PRE, Angela Halen Claro Franco.

Confira a relação das atividades:

 

Câmpus Atividades
Araraquara Beco em Casa — indicações, por parte da comunidade do câmpus, de livros, filmes, séries e músicas. As atividades serão veiculadas nas redes sociais a partir da próxima semana

Indicações de leitura de materiais que constam na Pearson.

Birigui

 

Disponibiliza material de leitura e desafios nas redes sociais.
Bragança Paulista Clube da Leitura em grupo no Facebook.

 

Campinas Biblioteca Informa — disponibiliza semanalmente informações da biblioteca, dicas de leitura de livros de literatura e técnicos no Instagram do setor.
Capivari A Biblioteca divulga indicação de atividades culturais que possam ser feitas de casa; indicações de leituras de títulos da Biblioteca Virtual da Pearson e de editoras que têm disponibilizado títulos para download; Divulgação de cursos online e gratuitos;

Conhecendo a biblioteca —  publica nas redes sociais os serviços que a biblioteca oferta à comunidade interna.

 

Cubatão Clube de leitura virtual com títulos da Biblioteca Virtual da Pearson

(Leitura Digital]).

Itapetininga Clube de leitura virtual, com encontros virtuais para discussão de textos, contos e livros.
Itaquaquecetuba Indicações de leitura, em que a nossa comunidade pode gravar um vídeo de até três minutos falando sobre um livro que a marcou e por quê.

Leituras de Mundo, um clube do livro virtual que discute obras do vestibular.

Jacareí Abraço Literário — Compartilha áudios com contos e poesias para toda a comunidade por meio do Whatsapp da Biblioteca (12) 99748-1333.
Jundiaí Clube de leitura virtual, com indicações de obras digitais gratuitas.
Piracicaba Indicações de produtos e serviços remotos do IFSP; cursos, e-books, bases de dados que estão com acesso gratuito durante o distanciamento social.
São João da boa Vista Indicações sobre dicas de leituras, entretenimento, cursos, tutoriais de fontes de informações nas redes sociais da Biblioteca.
Suzano Divulgação dos serviços e produtos da biblioteca, dicas de leitura.
Fonte: IFSP

Sobre admin

Check Also

Atualização dos dados de 2019 Bibliotecas SisEB – Prorrogação de prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *