Página inicial / Notícias / Bibliotecários comemoram seu dia com arte e conhecimento

Bibliotecários comemoram seu dia com arte e conhecimento

Texto por Cristina Aguilera

Regina Céli de Sousa, Presidente do CRB8 Foto: Andréia Naomi

Todo o Brasil celebrou no último dia 12 de março o Dia do Bibliotecário. Para homenagear os profissionais da área, o Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região realizou no mês de março vários eventos em São Paulo (capital) e nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Campinas e Bauru. Os eventos abriram espaço para discutir os novos mercados para a profissão.

Na capital paulista, os profissionais lotaram o salão de eventos do Sesc 24 de Maio, no Centro de São Paulo, no último dia 10.

A presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região, Regina Celi de Sousa, salientou em seu discurso, que os bibliotecários existem com a missão de auxiliar a preservação dos registros humanos e de atuar na promoção da igualdade de oportunidades ao conectar pessoas com as informações e ideias. “A posição da biblioteca e do bibliotecário, tanto agora como no futuro, está na contribuição para a construção de uma sociedade justa e equitativa”.

Maria das Merces Apóstolo, Conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia Foto: Andréia Naomi

Representando o Conselho Federal de Biblioteconomia, a conselheira Maria dasMerces Apóstolo, abordou sobre o significado da profissão. “O desafio que nos apresenta hoje é o de resgatar os melhores traços da nossa profissão, ressignificá-la no seu conteúdo crítico-social e torná-la efetivo instrumento do bem comum”.

Em seguida o público assistiu a palestra “A importância do conhecimento e da informação no contexto das transformações digitais: competências sócio emocionais, gestão do conhecimento e o trabalho do futuro”, ministrada pela profa. Dra. Rose Longo, PhD em Transferência de Tecnologia pela University of Sheffield Inglaterra.

Música em dose dupla:

A bibliotecária e cantora Luciana Lys Foto: Andréia Naomi

Duas apresentações descontraíram ainda mais o evento. A bibliotecária e cantora Luciana Lys mostrou que seu talento vai além dos livros. A soprano, acompanhada por um músico no teclado, emocionou o público presente.

Formada em canto lírico desde 2009, Luciana participou de festival de Ópera, Músicas de Câmara e recitais, atuando como coralista e solista. A brasileira também traz no currículo uma participação internacional. Gravou um álbum com a banda francesa Constellia. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=y-bnUVSnZ7M

duo Siqueira Lima Foto: Andréia Naomi

Outro pocket show que animou a noite foi do duo Siqueira Lima. Formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima, o espetáculo misturou gêneros como clássico, barroco e música brasileira. A apresentação mostrou a versatilidade e a sincronia dos violonistas.

Entre o público presente, a programação era só elogios. “Fomos muito bem recebidos, o evento foi de alto nível. É muito importante que tenhamos momentos como estes, para estarmos juntos como pares, e renovar nossos conhecimentos”, salientou Gladis Schmidt, bibliotecário do Colégio São Luiz.

Além de bibliotecários experientes, muitos jovens vieram em busca de conhecimento. Foi o caso de Cesar Alves Machado, 21 anos, estudante do ensino técnico de Biblioteconomia na Etec Parque da Juventude. “Gosto muito de ler e estimular que outros leiam, quero ser bibliotecário”, falou o rapaz.

Conselheiros da 18ª Gestão do CRB8, funcionários e participantes do evento Foto: Andréia Naomi

Interior:

Além da capital paulista, outros municípios do interior participaram da programação promovida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região para celebrar o dia do bibliotecário. Em São Carlos, no dia 11 de março, aconteceu a Palestra “ Ética nas redes sociais e fake news”, com a bibliotecária Ms. Regina dos Anjos Fazioli, no  Auditório 2 da Biblioteca Comunitária – BCo – Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.

 O Auditório da Biblioteca Central César Lattes, na cidade Campinas contou no dia 12 de março, com a palestra “Acervos híbridos, livros digitais nas bibliotecas”, ministrado pela Dra. Liliana Giusti Serra

Também no dia 12 de março, no Sesc Ribeirão Preto, aconteceu a Palestra “Ética x Inovação x Tecnologia”, com consultor Alisson de Castro.

No dia 13 foi a vez da cidade de Bauru receber o Prof. Dr. Francisco Lopes de Aguiar que ministrou a palestra “O impacto da LGPD na gestão documental”, no Sesc Bauru

Coronavirus:

Devido ao aumento dos casos de Coronavírus (COVID-19) alguns eventos em homenagem ao Dia do Bibliotecário foram cancelados.

Entre eles, uma sessão solene em comemoração ao Dia do Bibliotecário, na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Rodrigo Goulart.  Além de uma mesa-redonda com o tema “Patrimônio bibliográfico e documental: a biblioteca como espaço de preservação da memória” que teria a participação das pesquisadoras Maria das Merces Apóstolo e Rosaelena Scarpeline.

Em Taubaté, também não foi possível realizar a Palestra:  O Cenário da Informação no século XXI e as Competências do Bibliotecário, que seria ministrada pelo Prof. Dr.  Ivan Cláudio Pereira Siqueira, no dia 17 de março.

Sobre admin

Check Also

Senado adia votação de lei das fake news, que criminaliza o uso de contas falsas

Texto por Matheus Luque, editado por Cesar Schaeffer O projeto cria a Lei Brasileira de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *