Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecárias(os) / Bibliotecário: o conhecimento além dos livros

Bibliotecário: o conhecimento além dos livros

 MG 0015

Em 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário. As funções desse profissional vão além de catalogar materiais e atender ao público. Elisângela Moura, bibliotecária-coordenadora do Setor de Referência da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) define-se como mediadora da informação.

“A captação dessas informações precede o conhecimento da comunidade que vai ser atendida e vai consumi-las posteriormente”, explicou Moura. Ela contou que o bibliotecário fornece conhecimento de forma organizada, além de apoiar as atividades em todas as áreas do conhecimento.

A orientação dos bibliotecários vai desde livros, revistas impressas, CDs e vinis, até materiais mais recentes como base de dados, repositórios e grandes acervos eletrônicos.

 MG 0081

A UnB é participante do Portal de Periódicos da CAPES, a maior biblioteca virtual do País, que pretende democratizar o acesso à informação científica e fortalecer os programas de pós-graduação no Brasil. Além disso, o Portal incentiva investimentos em excelência acadêmica nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

A BCE/UnB possui um setor de referência, com balcão de atendimento e bibliotecários disponíveis em tempo integral, que orientam sobre o acervo e seu uso. Além disso, o Setor é responsável por oferecer capacitações aos usuários em geral, tanto da comunidade acadêmica quanto da externa.

Nos cursos, os participantes recebem informações que serão úteis ao longo do seu percurso acadêmico. Elisângela explicou que orientam “como pesquisar em bases de dados e qual a função dessas bases, além de organizar um trabalho técnico, científico e acadêmico pelas normas que a gente tem, como ABNT e APA, como divulgar esse conteúdo e registrar na internet”.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Fonte: Fundação CAPES

Sobre admin

Check Also

DO BALCÃO DA BIBLIOTECA À BANCADA DO PARLAMENTO

A participação de profissionais da biblioteconomia na política partidária no Brasil Texto por Carlos Wellington …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *