Página inicial / Notícias / Bibliotecária cria projeto para incentivar a leitura em Guararapes

Bibliotecária cria projeto para incentivar a leitura em Guararapes

Por G1 Rio Preto e Araçatuba

Biblioteca cria projeto para incentivar leitura em Guararapes

A bibliotecária Tabata Ponce criou um projetou para incentivar a leitura entre moradores de Guararapes (SP). A ideia é simples: quem ler mais livros e escrever um resumo de cinco linhas sobre o que entendeu ganha brindes e o título de “leitor do mês”.

“A pessoa precisa ser cadastrada da biblioteca, não pode ter livros em atraso ou ter danificado eles. Tudo isso para desenvolver o senso de responsabilidade das crianças. O resumo serve para perceber se eles entenderam o que leram”, afirma.

O projeto, que começou em junho deste ano e funciona na Biblioteca Municipal, já conta com mais de 60 participações entre crianças de 6 a 11 anos e de leitores a partir de 12 anos. Contudo, a iniciativa também conquistou adultos.

“Eu acho projeto muito legal. Ele incentiva muito a leitura e a gente procura ler mais. Isso que é interessante”, afirma a estudante Daisy Maria Santana.

Bibliotecária cria projeto para incentivar leitura em Guararapes — Foto: Reprodução/TV TEM

Bibliotecária cria projeto para incentivar leitura em Guararapes — Foto: Reprodução/TV TEM

A adolescente Ronara Rodrigues de Magalhães, de 13 anos, já levou o título de “leitora do mês” para casa. Além disso, a foto dela foi divulgada nas redes sociais e ela ainda ganhou um kit com livros, chocolates e um quebra-cabeça.

“Toda vez, quando ela se interessa em comprar um livro que ela gosta, nós damos o maior apoio. É legal demais. Vai ajudar ela na educação e no futuro”, afirma o pai de Ronara, Ronaldo Magalhães.

No entanto, ela não foi a única a vencer. Jonathan Juan Gonçalves Pereira, de 6 anos, se esforçou e também conseguiu ser eleito o leitor mais assíduo do mês.

“A gente sempre incentivou. Sentamos com ele na mesa, ajudamos no dever de casa. Ele está tomando cada vez mais gosto pela leitura”, diz a mãe do menino, Joana D’Arc.

Projeto funciona na Biblioteca Municipal de Guararapes — Foto: Reprodução/TV TEM

Projeto funciona na Biblioteca Municipal de Guararapes — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba

Sobre admin

Check Also

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

Samuel Mendonça 13 de Novembro de 2019 Cultura Deixe um comentário Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *