Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Universitárias / Biblioteca Virtual da Unimar é importante ferramenta no processo de aprendizagem

Biblioteca Virtual da Unimar é importante ferramenta no processo de aprendizagem

A Biblioteca Virtual da Universidade de Marília (Unimar) é uma das principais ferramentas para os acadêmicos, principalmente neste período de afastamento social necessário para o enfrentamento do novo Covid-19. A plataforma Minha Biblioteca é uma realidade da Instituição há anos e oferece mais de 8 mil títulos em todas as áreas do conhecimento.

A tecnologia faz parte das metodologias inovadoras de ensino da Universidade. Os docentes utilizam todos os recursos para manter o processo de aprendizagem dos estudantes, inclusive com aulas sendo ministradas todos os dias por meio de videoconferências, em plataformas digitais, que possibilitam a interação com as turmas, o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações entre os acadêmicos. Nesse contexto, oferecer uma Biblioteca Virtual aos acadêmicos se torna vital.

De acordo com a Bibliotecaria da Unimar, Andréia Juliani Arimoto, é oferecido pela Instituição o mais qualificado e completo acervo literário. “A Plataforma Minha Biblioteca está muito bem amparada. Disponibilizamos uma das melhores Bibliotecas virtuais, tanto em quantidade quanto em qualidade de conteúdo. São disponibilizados mais de 8 mil títulos, contemplando todas as áreas do conhecimento, incluindo a área da saúde, com grandes e importantes nomes da literatura”, explica.

A docente do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar e do MBA em Marketing, Maria Alice Campagnoli Otre, ressalta que a plataforma agregou ainda mais com o ensino da Instituição. “Eu já usava muito, bem antes da quarentena, como professora e como pesquisadora. Foi aberto um universo de possibilidades de pesquisa e de conhecimento para todos. Agora a importância está ainda mais latente. Livros atualizados, acesso na palma da mão, sem custo, sem prazos para devolução. Acredito que foi um dos melhores investimentos que a Unimar fez no quesito biblioteca”, afirma.

Para a acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Maria Clara de Almeida Toribio Leal, a plataforma também já era uma grande aliada, mesmo antes da quarentena. “A Minha Biblioteca é ótima tanto para estudo individual quanto em grupo, é um acervo a qual recorremos sempre, principalmente neste período. Pra mim, é uma plataforma muito boa, com uma quantidade considerável de livros, fácil de navegar e de fácil acesso a nós, acadêmicos”, conta.

Outro grande diferencial da Plataforma Minha Biblioteca é a disponibilidade de acessar os periódicos offline. Ainda segundo Andreia, todos os acadêmicos possuem acesso e é muito simples adquirir o conteúdo. “É necessário apenas baixar o aplicativo, que está disponível na plataforma Minha Biblioteca, na página da Unimar. O acadêmico precisa clicar no ícone, que se encontra próximo ao rodapé, seguir o passo a passo e já está pronto para baixar os conteúdos”, ressalta.

Além do acervo digital, a Universidade de Marília possui parcerias com outras bibliotecas, beneficiando ainda mais as pesquisas dos acadêmicos. “Além do grandioso acervo oferecido pela Instituição, também no site há o acesso ao Portal de Periódicos da Capes (Coordenação

de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com acesso a títulos nacionais e internacionais, e links que redirecionam os alunos as principais Bibliotecas Brasileiras, para leitura de outros gêneros da literatura, oferecendo distração neste momento intenso”, complementa Andréia.

O acadêmico que necessitar de auxílio ou esclarecimento de alguma dúvida pode entrar em contato com a equipe da Biblioteca Central “Zilma Parente de Barros” através do e-mail periodicos@unimar.

Fonte: Jornal do Povo

Sobre admin

Check Also

Atualização dos dados de 2019 Bibliotecas SisEB – Prorrogação de prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *