O anúncio foi feito durante a feira inglesa que celebra as melhores iniciativas na área de livros.

Biblioteca Parque Villa-Lobos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que funciona no Parque Villa-Lobos foi escolhida como finalista da Feira do Livro de Londres 2019, na categoria melhor biblioteca.  O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, durante a edição da The London Book Fair.  O  prêmio International Excellence Awards 2019,  celebra as melhores iniciativas na área os livros no mundo. A BVL disputa a premiação com bibliotecas da Finlândia (Espoo City Library) e da Zâmbia (Lubuto Library Partners).

No ano de 2018, a Biblioteca de São Paulo (BSP), no Parque da Juventude concorreu na mesma categoria. Os vencedores desse ano serão conhecidos em março.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos

A BVL funciona dentro do Parque Estadual Villa-Lobos na capital paulista. O Parque é gerenciado peal Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. É um lugar singular que além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. O acervo, constantemente atualizado, tem foco na literatura e um olhar também para questões ambientais. É formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência.

A BVL é um ambiente inclusivo e acessível. Possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, mouse e teclado adaptados.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente