Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Públicas / Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto

Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto

Texto por Rachel Lione

Recentemente foi reformada e reinaugurada a Biblioteca Altino Arantes, que passou a se chamar Biblioteca Sinhá Junqueira, a biblioteca de acesso público mais conhecida da cidade de Ribeirão Preto. Ela tem acesso público e gratuito, mas é mantida com verbas de uma fundação com nome da família à qual pertenceu a casa. 

Antes da reforma, a área da biblioteca estava contida no casarão, que abrigava o acervo e algumas salas de leitura. Com a reforma, no espaço do casarão foram feitas várias salas de leitura, com cadeiras e poltronas confortáveis, e na área externa em que havia um imenso jardim, foi construído um anexo, o qual agora abriga o acervo, uma cafeteria, um auditório e uma parte para biblioteca infanto juvenil. Ainda no jardim, foram colocadas várias cadeiras e bancos. 

Fiquei muito feliz em ter em minha cidade uma biblioteca pública, bem próxima ao maior símbolo da cidade que é o Theatro Pedro II, tão moderna, bonita e acolhedora. Sem dúvidas, o centro de Ribeirão Preto necessitava de um local como este, que oferece um acervo de livros de literatura, um espaço para descanso e estudo, com bebedouros e banheiros disponíveis. 

Ao que me parece o foco desta biblioteca é ser um espaço para convivência, e não o acervo propriamente em si, o que me parece muito adequado ao seu público-alvo e a localização em que ela se encontra. Sim, as bibliotecas não são todas iguais e cada uma tem um objetivo e um público-alvo. Por isso eu adoro visitar bibliotecas e basta um olhar de uma bibliotecária, ou de um visitante atento, para notar quem é o público-alvo e o objetivo de uma biblioteca.

Dessa forma, eu escolhi falar sobre esse novo conceito de um espaço tão tradicional da cidade para homenagear meus colegas de profissão, em comemoração ao Dia do Bibliotecário. Feliz dia para nós e que todos os anos tenhamos sempre muitos bons exemplos para nos orgulharmos!

Fonte: Linkedin

Sobre admin

Check Also

Atualização dos dados de 2019 Bibliotecas SisEB – Prorrogação de prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *