Página inicial / Notícias / Biblioteca Nacional recebe enciclopédia iconográfica chinesa em 20 volumes, inédita na América Latina

Biblioteca Nacional recebe enciclopédia iconográfica chinesa em 20 volumes, inédita na América Latina

A Biblioteca Nacional abriu as portas nesta segunda-feira, 6 de agosto, para uma comitiva do Templo Budista da Ordem Fo Guan Shan, liderado pelo Reverendo Mestre Huei-Kai, Vice-Abade do Monastério Fo Guan Shan, em Taiwan.

6 de agosto de 2018 - Equipe da Biblioteca Nacional recebe monges do Templo Fo Guang Shan.

6 de agosto de 2018 – Equipe da Biblioteca Nacional recebe monges do Templo Fo Guang Shan.

Recebido por Liana Amadeo, chefe do Centro de Processamento e Preservação, por Mônica Carneiro Alves, coordenadora de Acervo Especial e por Diana Ramos, chefe do Acervo de Iconografia, o grupo entregou os 20 volumes da Encyclopedia of Budhist Arts [Enciclopédia de Artes Budistas].

A Biblioteca Nacional (BN) e a UFRJ são as únicas instituições culturais da América Latina a receber a obra, cuidadosamente preparada ao longo de vários anos por Hsing Yün, fundador da Fo Guang Shan, e por uma ampla equipe de colaboradores. Ao todo, a obra levou 20 anos para ser completada, desde os processos iniciais de pesquisa e levantamento de informações. A obra foi concebida com o apoio de acadêmicos, estudantes e religiosos espalhados por diversos países que reuniram um rico material iconográfico relacionado à religião em diversos países do mundo.

Liana Amadeo presenteou os visitantes com o livro Memória do Mundo, que reúne informações sobre as coleções e acervos da Biblioteca Nacional nominados com o prêmio Memória do Mundo; com o catálogo da exposição Dante poeta de toda a vida; e com O livro de horas de Dom Fernando, bela obra em edição fac-similar, editado pela Imprensa Oficial e pela Fundação Biblioteca Nacional em 2009.

Ao final do encontro, a equipe da Biblioteca Nacional apresentou uma série de belas gravuras chinesas do século XIX pertencentes ao acervo da instituição, com ilustrações de modelos arquitetônicos e artísticos para templos budistas.

A comitiva presente à Biblioteca Nacional contou com as presenças de:

  • Reverendo Mestre Huei-Kai – Vice-Abade do Monastério Fo Guan Shan em Taiwan; Professor da Instituto de Graduação de Estudos Religiosos; Colunista da Revista Merit Times.
  • Mestra Miao Yen, Abadessa Geral do Templo Fo Guang Shan na América do Sul e Abadessa do Templo Zu Lai FGS em Cotia, São Paulo.
  • Mestra Miao You – Monja Administradora Geral do Templo Zu Lai em Cotia, SP, responsável pelo Centro de Traduções no Templo Zu Lai; coordenadora do Grupo de Jovens e Filhos de Buda do Templo Zu Lai.
  • Mestra Miao Wei é Mestra Administradora (sem o geral) do Templo no Rio.
6 de agosto de 2018 – Liana Amadeo presenteia o Reverendo Mestre Huei-Kai – Vice-Abade do Monastério Fo Guan Shan em Taiwan com o O livro de horas de Dom Fernando.
6 de agosto de 2018 – Equipe da Biblioteca Nacional recebe os 20 exemplares da Enciclopédia de Artes Budistas.
6 de agosto de 2018 – O Reverendo Mestre Huei-Kai – Vice-Abade do Monastério Fo Guan Shan em Taiwan inspeciona gravuras chinesas do acervo da Biblioteca Nacional contendo ilustrações de modelos arquitetônicos e artísticos para templos budistas.

Sobre admin

Check Also

Seminário “Retratos da Leitura” Bibliotecas Escolares Bibliotecas na escola fazem diferença na aprendizagem dos alunos?

Texto por Luciane de Queiroz Modesto Mietto, Conselheira CRB-8 Com essa pergunta, esse problema a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *