Página inicial / Eventos / Biblioteca Municipal oferece curso gratuito on-line de Mediação de Leitura

Biblioteca Municipal oferece curso gratuito on-line de Mediação de Leitura

Por Leo Vais

Objetivo do curso é formar profissionais que façam a ponte entre o leitor e os livros

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim abriu um ciclo de cursos para Mediação de Leitura através da Plataforma Recode, que integra o Programa Nacional Conecta Biblioteca.

Os cursos são on-line e gratuitos e podem ser feitos através de smartphones, tablets, notebooks ou computadores, em casa ou no trabalho.

A formação tem 10 módulos – uma por mês – e acontece até o final de 2019, em parceria com a PUC-Rio/Cátedra. A carga horária total é de 100 horas. O aluno terá sempre um webinar (webconferência) do curso do mês com o professor responsável.

Módulos

Módulo 1 – Novas Tecnologias
Módulo 2 – Contação de histórias
Módulo 3 – A Biblioteca como espaço de leitura
Módulo 4 – Mediação de leitura
Módulo 5 – Literatura infanto-juvenil
Módulo 6 – Práticas leitoras
Módulo 7 – Leitura e Relações de Trabalho
Módulo 8 – O Sentido da Leitura e a Leitura dos Sentidos
Módulo 9 – Dinamização de Acervos
Módulo 10 – Biblioterapia

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca Municipal, que fica na rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, ou pelo telefone (27) 3381-6926, das 12 às 19 horas. Para se inscrever, é necessário informar nome completo, CPF, endereço de e-mail válido e ativo e número de celular.

Podem participar quaisquer interessados: bibliotecário, professor, contador de histórias, estudante ou profissionais que desejam aprender e aperfeiçoar suas habilidades pessoais e profissionais.

Cada participante receberá, ao final de cada módulo cursado, um certificado com o selo iiLER/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. A conclusão completa dessa formação renderá um certificado especial de formação em Mediação de Leitura, emitido com o selo iiLER/PUC-Rio.

Recode

Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia.

Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias, visando formar uma grande rede que promova uma nova consciência e gere oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

Hoje, a Recode integra uma rede presente em sete países e já impactou mais de 1,7 milhão de vidas. 

Fonte: Prefeitura de Vitória

Sobre admin

Check Also

Oficinas On-Line em Mediação de Leitura

📚💻 OFICINAS ON-LINE EM MEDIAÇÃO DE LEITURA Com o objetivo de propiciar a formação em Mediação …

2 comentários

  1. Ola, meu nome é Marcio, de São Paulo, e gostaria de mais informações sobre o curso:por exemplo, creio que posso participar sendo de outra cidade/estado; as inscrições são feitas somente através do telefone?
    Por favor, me ajudem.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *