Página inicial / Eventos / Biblioteca Municipal oferece curso gratuito on-line de Mediação de Leitura

Biblioteca Municipal oferece curso gratuito on-line de Mediação de Leitura

Por Leo Vais

Objetivo do curso é formar profissionais que façam a ponte entre o leitor e os livros

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim abriu um ciclo de cursos para Mediação de Leitura através da Plataforma Recode, que integra o Programa Nacional Conecta Biblioteca.

Os cursos são on-line e gratuitos e podem ser feitos através de smartphones, tablets, notebooks ou computadores, em casa ou no trabalho.

A formação tem 10 módulos – uma por mês – e acontece até o final de 2019, em parceria com a PUC-Rio/Cátedra. A carga horária total é de 100 horas. O aluno terá sempre um webinar (webconferência) do curso do mês com o professor responsável.

Módulos

Módulo 1 – Novas Tecnologias
Módulo 2 – Contação de histórias
Módulo 3 – A Biblioteca como espaço de leitura
Módulo 4 – Mediação de leitura
Módulo 5 – Literatura infanto-juvenil
Módulo 6 – Práticas leitoras
Módulo 7 – Leitura e Relações de Trabalho
Módulo 8 – O Sentido da Leitura e a Leitura dos Sentidos
Módulo 9 – Dinamização de Acervos
Módulo 10 – Biblioterapia

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca Municipal, que fica na rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, ou pelo telefone (27) 3381-6926, das 12 às 19 horas. Para se inscrever, é necessário informar nome completo, CPF, endereço de e-mail válido e ativo e número de celular.

Podem participar quaisquer interessados: bibliotecário, professor, contador de histórias, estudante ou profissionais que desejam aprender e aperfeiçoar suas habilidades pessoais e profissionais.

Cada participante receberá, ao final de cada módulo cursado, um certificado com o selo iiLER/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. A conclusão completa dessa formação renderá um certificado especial de formação em Mediação de Leitura, emitido com o selo iiLER/PUC-Rio.

Recode

Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia.

Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias, visando formar uma grande rede que promova uma nova consciência e gere oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

Hoje, a Recode integra uma rede presente em sete países e já impactou mais de 1,7 milhão de vidas. 

Fonte: Prefeitura de Vitória

Sobre admin

Check Also

II Seminário Nacional de Paleografia

4 comentários

  1. Ola, meu nome é Marcio, de São Paulo, e gostaria de mais informações sobre o curso:por exemplo, creio que posso participar sendo de outra cidade/estado; as inscrições são feitas somente através do telefone?
    Por favor, me ajudem.
    Obrigado.

  2. Olá, não podemos fazer inscrição do curso de Mediação de Leitura por email?
    Somos das Bibliotecas de Maringá, nosso telefone não faz ligação interurbana.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *