Página inicial / Notícias / Biblioteca Municipal faz campanha para arrecadação de livros

Biblioteca Municipal faz campanha para arrecadação de livros

Objetivo é arrecadar mais livros para a biblioteca, e através de uma triagem feita pela equipe, organizar o que serve para o acervo, o que pode ser doado a outras instituições e o que vai ser disponibilizado nos pontos de leitura, segundo a bibliotecária chefe, Renata Ribeiro de Lima.

A biblioteca está arrecadando todos os tipos de livros, infantis, romances, autoajuda, religiosos, e até mesmo didáticos e enciclopédias. “Arrecadamos livros o ano todo, mas neste começo de ano, a campanha é importante, pois muitas pessoas limpam suas casas, e acabam não sabendo o que fazer com os livros que estão parados lá”, destaca.

Renata explica que a Biblioteca tem 12 pontos de leitura que são reabastecidos semanalmente, que são: Praça João Pessoa, Praça Seisaburo Ikeda, no bairro Guanabara, Rodoviária, Terminal Urbano Rodoviário, Shopping Praça Nova, Atende Fácil, Asilo São Vicente, Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), Santa Casa de Misericórdia, Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. As instituições, escolas e até mesmo bibliotecas comunitárias em bairros, que tiverem interesse e a necessidade de receber livros devem entrar em contato com a Biblioteca através do telefone (18) 3622-5559 ou pelo e-mail aracatubabibmun@gmail.com.

“Durante o ano, recebemos pedidos de doações, principalmente para escolas, e vemos qual tipo de livro se adequa às necessidades dos alunos. Já doamos para empresas, como a Colormaq, que tem uma biblioteca à disposição dos funcionários.”

Segundo Renata, a necessidade da campanha surgiu porque a quantidade de pontos de leitura espalhados pela cidade foram aumentando no decorrer dos anos, e desta forma precisaram de mais livros para fazer o reabastecimento, sendo que o primeiro ponto de leitura foi inaugurado em 2011, na Praça João Pessoa.

A Biblioteca também conta com uma estante para troca de livros que, no caso, a pessoa traz o livro e pode ser trocado por livros que têm a disposição na estante. “Queremos que através dos livros doados, a Biblioteca Municipal consiga inserir novos títulos em seu acervo, fazer a substituição de livros que estão deteriorados pelo tempo e uso, e também criar um estoque para alimentar os pontos de leitura e servir às doações solicitadas durante o ano.”

Para ela, a leitura favorece o aprendizado do ser humano em vários sentidos, enriquece seu vocabulário, lhe permite conhecer novos mundos, culturas, desenvolve sua visão crítica e amplia sua capacidade de compreensão de ideias.

Quem tiver interesse em realizar uma doação pode entrar em contato com a biblioteca pelo telefone 3622-5559 ou e-mail aracatubabibmun@gmail.com. “Agradecemos muito se a pessoa puder trazer a doação até a biblioteca, mas quando isso não é possível, buscamos no endereço com um veículo oficial, através de um agendamento prévio”, finaliza.

Sobre admin

Check Also

84% das empresas brasileiras não estão preparadas para a LGPD

Segundo relatório da consultoria ICTS Protiviti, falta mapeamento de risco e plano de contenção de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *