Página inicial / Biblioteconomia / Bibliotecas / Bibliotecas Especializadas / Biblioteca mais antiga do Brasil tem acervo on-line

Biblioteca mais antiga do Brasil tem acervo on-line

O Mosteiro de São Bento, em Salvador, é também conhecido como Arquiabadia de São Sebastião da Bahia. Fundado no século XVII em cima da aldeia indígena do Cacique Ipuru, aldeia que sofreu uma invasão dos padres jesuítas que chegaram à Bahia em 29 de Março de 1559. Com eles veio também Tomé de Souza, o primeiro governador-geral.

Assim, anos mais tarde, em 1575, desembarca na cidade o frei beneditino Pedro de São Bento Ferraz, com o objetivo de fundar o Mosteiro. Desse modo, atualmente, lá se encontra a biblioteca mais antiga do Brasil.

Acervo do Mosteiro

Inaugurada em 1582, a Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, reúne uma enorme coleção de obras e registros raros dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Nesse sentido, entre as peças há livros, partituras, testamentos e documentos como os escritos completos de Luiz de Camões e o compêndio de cartas do Padre Antônio Vieira.

Além disso, os volumes contêm também registros em variadas línguas e áreas de conhecimento. Assim, a biblioteca é uma uma das mais antigas e importantes do país.

O acervo passou por ampliação e atualização durante todo século XX, com pesquisas e periódicos importantes. Por isso, hoje a biblioteca é especializada em Filosofia, Teologia e História. Além do trabalho dos monges, o Mosteiro conta com a ajuda de voluntários e doadores de obras e equipamentos técnicos.

Leia a matéria completa publicada pelo Notícias Concursos

Sobre admin

Check Also

Conheça a importância da leitura na Era da Informação

O livro tem sido um excelente companheiro para todas as horas, principalmente na pandemia do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *